Select Menu
Ascaridíase: causada por um verme chamado Ascaris lumbricoides, vulgarmente conhecido por lumbriga de porco e pode chegar a 50 cm de comprimento. A principal via de contaminação é através da ingestão de água e alimentos contaminados com ovos do verme. Pode provocar: anemia, diarreia, dores abdominais e até problemas cardiopulmonares, devido ao ciclo de vida durante os estágios larvais, as larvas passeiam pela corrente sanguínea, passeando pelo coração e chegando até os alvéolos pulmonares. Célula de defesa (Sistema Imunitário) que atua nessa doença é o chamado eosinófilo (acidófilo), célula polimorfonucleada e granulocítica.

Amarelão: doença causada por dois vermes distintos, o Ancylostoma duodenali e o Necator americanus, ambos com 10 mm de comprimento. A principal via de contaminação é através da penetração ativa das larvas desses vermes pela sola (planta) do pé. Os sintomas são praticamente idênticos ao da Ascaridíase. Célula de defesa atuante, também é o eosinófilo. esta verminose é também conhecida por outras alcunhas: Opilação, doença do Jeca-tatu, Necatose e ainda Ancilostomose.

Enterobiose: doença causada pelo Enterobius vermiculares, as fêmeas podem chegar até 13 mm, esse é o famoso oxíurus, aquele da coceira anal/vaginal. Este verme além de causar os problemas das verminoses acima descritas, pode também confundir os médicos em diagnósticos de falsos tumores abdominais, como por exemplo  no peritônio e até mesmo nódulos granulomatosos no epíploom do ovário, na cavidade uterina, tubas uterinas e até no baço. Portanto, temos que tomar muito cuidado com os vermes.


até a próxima meus caros navegadores da net. Esta postagem é em homenagem a um grande amigo Guilherme Viggiano - Biomédico e Farmacêutico - Bioquímico.
As neoplasias malignas são resultado de alterações nos gens e por consequência nas proteínas sintetizadas responsáveis pelo controle da mitose dita normal. Estas tais proteínas são conhecidas como supressoras de tumor, e um defeito pode acarretar uma replicação descontrolada. A proteína (p53) é considerada a  protetora do genoma (DNA), além de servir como um marcador tumoral e dos vários estádios do tumor. A p21 e a p38 tem um importante papel na via de bloqueio ao ciclo celular (mitose) em diferentes etapas, impedindo assim o crescimento celular.


ok pessoal um abraço do bolha.
O termo divisão celular não fica bem neste evento biológico, já que a célula antes de entrar em mitose,  na verdade dobra o seu volume, uma intensa atividade metabólica entra em processo, portanto, vamos procurar usar apenas mitose.


falou um abraço
Termo agora bastante comum até mesmo para os jornalistas bolhas, pois, tivemos algumas celebridades e pessoas importantes com tumores metastáticos como foi o caso de Hebe Camargo e o vice-presidente. Este nome estranho é uma maneira pomposa de dizer que o tumor se espalhou (disseminou) por outros órgãos e estruturas ou até pelo corpo todo. Normalmente, as células tumorais pegam uma carona na corrente sanguínea, artérias e veias, mas quando não encontra esse "veículo", ordena a formação de novos vasos sanguíneos ocorrendo a chamada angiogênese.


falou pessoas até mais
Bem, nada mais são que substâncias encontradas no sangue como: hormônios, peptídeos, proteínas, enzimas e etc., alteradas em relação à quantidade, pois, os tumores malignos, ordenam a produção desordenada de tais substâncias. É através desses tais marcadores, checados nos laboratórios de analíses clínicas que os médicos podem descobrir a presença de tumores malignos (câncer) em órgãos, tecidos e outras estruturas biológicas sô......vejamos alguns exemplos:

PSA (antígeno prostático específico), MCA (antigeno para câncer de mama), CEA (antigeno carcinoembriogênico), PAP (fosfatase ácida prostática), CA 121, CA 50, CA 125 e etc.
Já vi muita gente bonita dizendo se tratar da mesma célula, ou seja, sinônimos, mas não é sô. São células distintas, porém com a mesma função fisiológica, a produção do estrato mielínico (bainha de mielina), que é a camada que envolve o axônio, as células de Schwann estão localizados nos axônios dos neurônios do SNP (Sistema nervoso periférico) e os Oligodentrócitos estão nos axônios dos neurônios do SNC (Sistema nervoso central). O estrato mielínico é sintetizado a partir de lipídios e serve como um isolante, assim como as capas dos fios elétricos.

Ok pessoal até breve sô
Se você pensou tratar ambas como a mesma doença, se enganou, são duas patologias diferentes, nem de perto são sinônimos. Na artereosclerose, temos um processo lento de destruição das camadas (túnicas), um endurecimento nas paredes, causado por gordura e cigarro, provocando uma dificuldade na perfusão (irrigação) de órgãos importantes como o cérebro, a conhecida esclerose (esclerosado).

Na segunda, temos um problema crônico de acúmulo de gordura, minerais, nicotina e etc. Com o tempo, vai se formando uma placa de gordura (ateroma) entre as túnicas média e íntima (interna), isso provoca um alerta no sistema imunitário (células fagocitárias), que no decorrer do tempo causa o rompimento da túnica íntima, desta vez um caso agudo, formando um embolo deste material gorduroso cumulado com coágulos, células mortas, levando a um quadro isquêmico, no coração ou cérebro. No coração temos o infarto agudo do miocárdio e no cérebro temos um AVCI.

Dúvidas esclarecidades obrigado a todos e fiquem sempre atentos!!!!

Sugestão de Postagens

Talk Bolha