Select Menu
- O primeiro oncovírus descoberto foi o RSV (Vírus do Sarcoma de Rous) em 1911 pelo cientista norte-americano Peyton Rous, este vírus parasita os fibroblastos e fibrócitos de algumas aves domésticas como as galinhas , pertencente à Fámilia Retroviridae, ou seja, aqueles vírus que possui RNA , após provocar a mutação no DNA dos fibroblastos principalmente, as novas células geradas são transformadas , perdendo totalmente sua função, mudando o genótipo e o fenótipo agora para tumoral, isso foi descoberto após estudos utilizando um RSV mutante agindo in vitro a uma temperatura de 37º C em meio de cultura celular. Sabe-se hoje que não apenas os retrovírus podem provocar cânceres, alguns oncovírus são DNAvirus.

- Exite o HPV (Vírus do Papiloma Humano) um vírus que causa o aparecimento de verrugas na pregas vocais, laringe e esôfago, alguns tipos podem se instalar na vulva (pudendo), na mucosa vaginal em toda a sua extensão e até no colo uterino (cérvix) e são denominados formas subclínicas e estão ligados ao aparecimento de tumores malignos no colo uterino, no caso de não se realizar o tratamento das verrugas em tempo hábil. 
A transmissão pode ocorrer através de sexo oral, anal ou vaginal em homens e mulheres, provocando o aparecimento de lesões verrucosas, portanto o uso de camisinha masculina ou feminina é importantíssimo, bem como a escolha de parceiros. O diagnóstico pode ser feito realizando um raspado das lesões no pênis, vulva, ânus e pele, já na mucosa vaginal, realiza-se o exame Papanicolau (Cito-oncoparasitário) e confirmado através de exames moleculares como captura hibrida ou PCR (reação em cadeia da polimerase).

Temos ainda o HTLV I, citado na publicação abaixo e o o HHV8 um tipo de herpevírus responsável pelo  câncer de endotélio de vasos linfáticos o Sarcoma de Kaposi, erroneamente descrito como câncer de pele, assim como o HPV é transmitido via sexual ou parenteral e acomete pessoas imunodeprimidas como doentes de AIDS ou outras doenças imunosupressoras.


by bolha

flw pessoal abraço do Bolha
O *HTLV-I  é responsável por doenças neurológicas, algumas Leucemias e até Linfomas, descoberto no início dos anos 80, existe também o SIV nos simíos, FLV nos gatos, o BLV nos bovinos e o HIV nos humanos, todos retrovírus, Família Retroviridae (material genético é o RNA) esse vírus possui enzimas que realizam a conversão do RNAv para DNAv usando o DNA da célula hospedada. O HTLV- II , apesar de ser transmitido da mesma forma que o tipo I, tem comportamentos diferentes, e não há ligação com nenhuma doença específica, as pessoas infectadas são assintomáticas (sem sintomas). O HTLV-III é apenas uma renomeação do HIV, isso após uma série de pesquisas na Africa com chimpazés e tribos que se alimentavam de carne de macacos e debates e discussões entre pesquisadores franceses, liderados por Luc Montaigner e norte-americanos liderados por Robert Galo.
Portanto podemos dizer que o HTLV- III é na verdade o vírus HIV I ou II causadores da AIDS a Sindrome da Imunodeficiência Adquirida  é apenas uma questão de nomenclatura.
A forma de transmissão é igual para os vírus HTLV e HIV. No Brasil não se dá tanta importância para o HTLV e os portadores ficam disseminando o vírus, ainda mais que com o tratamento anti AIDS deixou as pessoas mais relapsas em se cuidar, diminuiu o uso de preservativos.

-É importante salientar que tanto o HTLV quanto o HIV são identificados através dos exames laboratoriais conhecidos por Elisa (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay) e Western Blot.

legenda: HTLV : vírus linfocitotrópico humano
by bolha!!!







Claro que não meus caros, precisamos esclarecer essa dúvida que paira na cabeça de muitas pessoas. quando eu era criança, passava na TV, uma propaganda da Vitasay, e o Pelé dizia que era uma super vitamina, que continha uma série de vitaminas como as do complexo B, A e E, que além de muitas indicações, fornecia energia para o corpo e então todos poderiam praticar esportes.

Devemos lembrar das aulas da 1ª série do ensino médio, onde aprendemos sobre os componentes celulares, dentre eles as Vitaminas. As Vitaminas, na sua grande maioria funcionam como co-fatores ou co-enzimas, auxiliando na produção e formação de outras substâncias necessárias ao funcionamento do organismo (metabolismo). A Vitamina E bem como algumas vitaminas do complexo B, como a B2 participam do processo denominado Cadeia Respiratória (respiração celular) auxiliando na produção de ATP (adenosina trifosfato), formando o que chamamos quimicamente de citocromos, cuja função é conduzir os elétrons ao longo das cristas mitocôndriais. A energia é produzida em nosso organismo à partir principalmente da Glicose e Frutose, depois os Lipídios e então as proteínas em último caso.
É bom esclarecer que até mesmo as "vitaminas" devem ser prescritas por um Médico e ainda, receber as devidas orientações do Farmacêutico no caso de dúvidas , para que não ocorra a Hipervitaminose, que pode prejudicar o funcionamento do metabolismo, acarretando obesidade, emagrecido rápido, problemas ósseos e até teratogênicos (má formação física, congênita e no sistema nervoso). A vitamina C, está isenta, devido à sua via metabólica, em altas dosagens, sai literalmente na urina.

By bolha











foto retirada do Blog Tábuas de Frios, empresa da minha cunhada Arlete http://arleteribeiro.blogspot.com . temos ae todos os grupos alimentares: proteinas, lipídios, carboidratos, sais minerais e vitaminas.



A Doença de Chagas ou Mal Chagássico também conhecida por Tripanossomíase americana, normalmente é transmitida através das fezes do barbeiro (Triatoma infestans, Panstrongylus megistus Triatoma pseudomaculata e etc) quando este inseto hematófago suga o sangue de um indivíduo, pois, o sangue provoca uma diarréia e então ele defeca no local, assim que passa o efeito anestésico da saliva, inconsientemente a pessoa coça e ocorre a mistura das fezes infestadas de Trypanosoma cruzi e estes caem na corrente sanguínea, indo para órgãos como coração , intestino grosso e até algumas estruturas como o esôfago, nos fibroblastos ou endotelios, parede do útero e etc.

Na Doença chamada aguda, o indivíduo se alimenta de açai, buriti, bacaba ou caldo de cana principalmente sem os devidos procedimentos de higiene e pasteurização, porvocando a entrada do T. cruzi até o estômago complexo oftalmo-ganglionar nas palpebras, conhecido como sinal de romaña, outros problemas clínicos descritos pela literatura médica: febre de 37,5ºC até 38 ºC, *hepatomegalia, diarreia, cefaléias e *mialgias, bem como *cardiomegalias como na forma crônica entre outros, podendo ser fatal se não tratada corretamente.
Devemos lembrar da transmissão vertical, da mamãe para o bebê (via côngenita), sendo a maioria assintomática e nos casos de maior gravidade natimortos.

Legenda:  hepatomegalia: inchaço do fígado (hipertrofia), provocando um crescimento exagerado sô.
                mialgias: dores musculares.
                cardiomegalias: pode ser cardiopatia chagássica (destruição das fibras musculares) ou cardiomegalia (crescimento do coração).

referência bibliográfica: manual de saude do MS.

by bolha
flws pessoal abraço a todos
Escherichia coli o157: h7


: E. coli enterohemorrágica redireciona aqui, embora este termo pode ser aplicado a outras cepas de E. coli.
coli. coli O157: H7 é uma estirpe entero da bactéria Escherichia coli e uma causa de doenças transmitidas por alimentos. Infecção leva muitas vezes a diarréia hemorrágica e, ocasionalmente, a insuficiência renal, especialmente em crianças jovens e idosos. A maioria das doenças tem sido associada com leite comer cozida, carne moída contaminada, bebendo unpasteurized, nadar ou beber água contaminada, e comer verduras contaminadas.

Bacteriologia

Sorotipo E. coli O157:H7 é uma bactéria Gram-negativas em forma de bastão. O S no nome se refere o número antígeno somático, enquanto o H refere-se ao antígeno flagelos. outros sorotipos pode causar (geralmente menos grave) a doença, mas apenas aqueles com o O157 específicos: H7 combinação são revistos aqui. Outras bactérias podem ser classificadas por K ou antígenos capsulares. (Os stands para Hauch O ohne; para Hauch H e K para Kapsel. Veja esquema de Kauffmann-White, na Wikipédia alemã. ) Esta é uma das centenas de sorotipos da bactéria Escherichia coli. Enquanto a maioria das cepas são inofensivos e normalmente encontrada no intestino dos mamíferos, esta cepa pode produzir toxinas Shiga-like, causar uma doença grave, e é um membro de uma classe de E. coli patogênica conhecida como Escherichia coli entero ou EHEC. Às vezes também referida pela sua capacidade de produzir a toxina, produzindo Verocytotoxin E. coli (VTEC) ou toxina Shiga-like produção de E. coli (STEC).
E. coli O157: H7 foi reconhecido como um patógeno como resultado de um surto de doença gastrointestinal incomum em 1982.O surto foi rastreado a hambúrgueres contaminados, ea doença foi semelhante ao de outros incidentes, nos Estados Unidos e do Japão. O agente etiológico da doença foi identificada como uma rara O157: Sorotipo H7 de Escherichia coli em 1983. O sorotipo só havia sido isolada antes, de um paciente doente, em 1975.
E. coli O157: H7 é muito diferente de outras E. coli patogênica, também. Em particular, a O157: Sorotipo H7 é negativo para invasão (teste de Sereny), segue pela E. coli pilus comum (ECP), não produz calor estável ou toxinas termolábil e não hemolíticas. Além disso, a E. coli O157: H7 é normalmente sorbitol negativas, enquanto 93% das E. coli sorbitol fermentar. E. coli O157: H7 também não tem a capacidade de hidrolisar 4-metil-β-D-glicuronídeo (MUG) e não crescem a 45 ° C na presença de 0,15% de sais biliares. Devido à característica deste último sorotipo não pode ser isolada usando métodos padrão de coliformes fecais que incluir incubação a 45 ° C.
E. coli O157:H7 sorotipos estão intimamente relacionados, descendem de um ancestral comum, divergente no conteúdo mais do que conteúdo cromossômico plasmídeo, e não estão mais relacionados com a toxina Shiga outras cepas produtoras do que qualquer outra escolhida aleatoriamente sorotipo E. coli. E. coli O55: H7 e E. coli O157: H7 são mais estreitamente relacionados e divergiram de um ancestral comum patogênicos que possuía a habilidade de formar e fixar effacing lesões. E. coli O157: H7 sorotipos aparentemente surgiu como resultado da transferência horizontal de genes de fatores de virulência.
Entre esses fatores de virulência são catalase periplasmic e toxinas Shiga-like. toxinas Shiga-like toxinas são de ferro cataliticamente regulamentado que inativam subunidades ribossômicas 60S de células eucarióticas bloqueio tradução do mRNA e causando a morte celular.
Toxinas Shiga-like são funcionalmente idênticas às toxinas produzidas por espécies de Shigella virulento.
Cepas de E.coli que expressam toxinas Shiga-like ganhou essa capacidade devido à infecção com uma prophage contendo a codificação estrutural para a toxina e cepas não produtoras podem ficar infectadas e produzem toxinas Shiga-like, após incubação com a toxina Shiga de amostras positivas. O responsável prophage parece ter infectado antepassados da estirpe recentemente, como partículas virais foram observadas para replicar no hospedeiro se sublinhe-se, de alguma forma (por exemplo, antibióticos).
Periplasmic A catalase é codificada no plasmídeo pO157 e acredita-se estar envolvido em virulência, fornecendo protecção adicional quando oxidativo infectar o hospedeiro.

Transmissão

A principal fonte de infecção é cozida a carne moída, outras fontes incluem o consumo de leite não pasteurizado e suco, couve crua, alface e salame, e contato com animais vivos infectados.
Waterborne transmissão ocorre por meio de natação em lagos contaminados, piscinas, água potável ou tratada inadequadamente.O organismo é facilmente transmitido de pessoa para pessoa e tem sido difícil de controlar nos centros de criança de creche.
E. coli O157: H7 é encontrado em fazendas de gado e pode viver no intestino do gado saudável. A toxina requer receptores altamente específicos na superfície das células, a fim de unir e entrar na célula, espécies como bovinos, porcos e veados, que não possuem esses receptores podem abrigar bactérias toxigênicas sem nenhum efeito doente, derramando-lhes em suas fezes, a partir do qual pode ser transmitida aos seres humanos. Flesh podem ser contaminados durante o abate e desmancha, e os organismos podem ser misturados em carne quando é motivo para hambúrguer. As bactérias presentes no úbere da vaca ou do equipamento pode entrar em leite cru. Embora o número de microrganismos necessários para causar a doença não é conhecido, é suspeito de ser muito pequeno.
Comer carne contaminada (especialmente carne moída) ou produto que não tenha sido cozida o suficiente para matar a E. coli O157: H7 pode causar infecção. alimentos contaminados olhar, olfato e gosto normal. 

artigo extraido do site: onlinehome.fr/ 

flw pessoal
Essa bactéria meus caros é uma velha conhecida nossa, pertencente ao Domínio Eubactéria, ao Reino Monera, Filo Proteobactéria da Família Enterobacteriaceae, classificada como *Gram - Negativa, pode se comportar hora como *anaeróbica, hora como *aeróbica, possui flagelos, *pili e outras extruturas envoltorias da membrana plasmática. Vive em nossa luz intestinal, mais precisamente em nosso Intestino grosso (cólon) na mais perfeita simbiose, porém, pode migrar para o Trato genito-urinário humano e até causar meningite em récen-natos. 
O que observamos atualmente são as mutações sofridas ao longo de milhares de anos, existem n variações desse microrganismo *procarioto, essa especificamente localizada na Europa está provocando insuficiências renais aguda em diversos pacientes que pode ser mais grave conforme a situação homeostática, hemodinâmica e fisiológica do paciente. 
Devemos tomar muito cuidado com nossa higiene pessoal e com os alimentos, principalmente os embutidos, "verduras" e frutas, no mais não há motivos para pânico, devemos apenas alertar e observar o quadro epidemiologico mundial.

Legenda: gram: método de coloração (fucsina básica ou safranina) para diagnóstico laboratorial.
               anaeróbica: não vive na presença de gás oxigênio.
               aeróbica: vive na presença de gás oxigênio.
               pili: estrutura utilizada para reprodução sexuada.
               procarioto: não apresenta membrana nuclear (carioteca).

- lembrando ae os alunos de plantão....bactérias podem realizar reprodução assexuada ou sexuada ok sô.
               


um abraço do bolha

By bolha.






Sugestão de Postagens

Talk Bolha