Select Menu
Na maioria da literatura zoológica você certamente verá que hemoglobina só aparece no Filo Annelida. Porém, em uma Família denominada Chironomidae da Ordem  Diptera existe a presença desse pigmento respiratório em sua fase larvaria, estas larvas podem ter cores variadas indo do lilás até o vermelho, passando pelo roxo e até o rosa e em algumas espécies há tons de verde. Devido ao seu habitat, esse grupo de artropodos possuem esse pigmento em meio a sua hemolinfa, isso garante a sua sobrevivência, podendo então aproveitar ainda mais o gás oxigênio difuso na água.  As larvas podem ser encontradas em locais com pouca água em locais de dessecamento e bastante substrato orgânico proveniente de folhas, galhos e frutos em decomposição em meio a frestas  ou ainda pode ser encontrado em ambientes eutrofizados. Esta Família conta com umas 160 Espécies e uns 110 Gêneros.
Certamente a presença da hemoglobina é mais uma característica evolutiva que os aproxima do Filo Annelida.

by bolha
Podemos dizer que hoje, pode ser considerado um commodities, uma moeda de crédito negociável até mesmo nas bolsas de valores, entre países ou entre empresas multinacionais e empresas brasileiras enfim de países que tem baixos níveis de poluentes. Os países que lideram o ranking de maiores poluidores da atmosfera como os EUA, Rússia, India e atualmente a China, utilizam essa "moeda corrente" para compensar a grande quantidade de gases do efeito estufa sendo os principais o Metano (CH4) e o Dióxido de Carbono (CO2), sendo o metano o mais agressivo.
Os países e empresas correm atras de projetos já em andamento, voltados para a diminuição de poluentes atmosféricos. um exemplo aqui no Brasil é um grande projeto realizado pela antiga Sadia atual Br foods, o projeto consiste em captar todo o esterco e urina produzidos pelos suínos e bombear para um grande foço impermeável contendo uma gigantesca lona plástica bastante resistente para armazenar os gases provenientes do processo de fermentação realizados por bactérias, sendo um dos principais gases o metano, que com o passar de meses, começa a inflar a grande lona plástica, esse gás então é conduzido até grandes motores servindo de combustível, e sendo transformado em gases menos poluidores e causadores do efeito estufa, um magnífico projeto de Sustentabilidade e ecologicamente correto, já que os detritos (excrementos) dos animais  não sao lançados diretamente ao meio ambiente, evitando a poluição e contaminação do solo e de mananciais, então essa diminuição de poluentes atmosféricos é convertido em Créditos de Carbono, sendo então negociado.


by bolha
Este defeito congênito é o tipo mais comum das anomalias cardíacas, conhecida também por Doença de Roger. alguns dos sinais clínicos mais comuns são o frêmito (sensação tátil provocada por vibrações produzidas nos coração ou vasos), e o sopro sistólico. Os pacientes portadores de defeitos grandes não corrigidos cirurgicamente morrem ainda na fase de lactação, porém, os pequenos defeitos causam pouca incapacitação.
Embora os defeitos do septo possam ocorrer de forma isolada, eles frequentemente estão associados a outras má formações como a Tetralogia de Fallot. 
Este defeito provoca a cianose, lesões no endocárdio, denominadas de jato de sangue, podem ocorrer no ventrículo direito.
Nos pacientes que vem a óbito, a causa mais comum é a ICD (insuficiência cardíaca direita), a segunda mais comum é a endocardite infecciosa , nas bordas das lesões causadas pelo jato de sangue no endocárdio do ventrículo direitoo abcesso cerebral e a embolia paradoxal (bloqueio de uma artéria devido a um embolo vindo de uma veia) são eventos terminais mais raros. 
A abertura interventricular pode ser total ou parcial, as vezes com poucos milimetros de espessura.


by bolha  - suporte bibliografico: Patologia Estrutural e Funcional

flws pessoal abraço do bolha
Conhecida também por filariase de Bancrofti, esta infestação/infecção é transmitida através da picada das fêmeas dos mosquitos dos gêneros Culex, Aedes e Anopheles  da família Culicidae e são os hospedeiros intermediários (HI),  que trazem em suas glândulas salivares as formas infectantes, as larvas denominadas filárias, após a picada as larvas caem na corrente sanguínea, chegando até os linfonodos e vasos linfáticos, principalmente das axilas, virilha e bolsa escrotal, o ser humano então é considerado o hospedeiro definitivo (HD). Assim que os vermes se tornam adultos, eles se reproduzem, espalhando as microfilárias, os vermes adultos provocam um entupimento das vasos linfáticos, impedindo o retorno da linfa e provocando edema (inchaço) das pernas, mamas, e bolsa escrotal (saco), principalmente, pode ainda causar um inchaço dos braços.
Após um certo tempo, os vermes adultos (Wuchereria bancrofti) morrem provocando um processo necrótico, levando a um pequeno granuloma e uma reação fibroproliferativa, contendo um achado de células gigantes (linfócitos) e epitelióides. 
O termo Elefantíase é devido a alguns sintomas tais como: linfedema, lesões exematosas, grande espessamento, hiperceratose da pele, fibrose subcutânea entre outros.

- Esta Postagem é em homenagem as alunas: Alessandra, Lucivânia, Patrícia Dantas da 2ª serie do Colégio Olavo Bilac - Sucupira-TO


by bolha

flws abraço
 Conhecida também pela alcunha de Descompensação Cardíaca é uma das mais graves cardiopatias (doenças do coração), esta doença (patologia) leva a uma situação onde o músculo cardíaco perde a capacidade de bombear o sangue para todo o corpo (sistêmica) e pulmonar. O miocárdio fica incapaz de contrair (sistole) ou ainda um situação de aumento da carga pressão-volume de sangue. As consequências em nível hemodinâmico são a diminuição do volume de sangue ejetado em cada contração dos ventrículos e ainda a retensão de sangue nas veias a chamada insuficiência retrógrada. 
Há um aumento na liberação de catecolaminas na circulação através das glândulas supra-renais (adrenais), causando desta feita o efeito denominado débito cardíaco (volume de sangue bombeado durante 1 minuto). A própria hipertrofia (aumento no tamanho) do miocárdio, pode vir a ser prejudicial, devido ao aumento da demanda de gás oxigênio da massa muscular cardíaca aumentada. Em estudos, pacientes apresentaram alterações nas proteínas contráteis a actina e miosina, troponina e tropomiosina, bem como um distúrbio dos túbulos T (canais de eletrólitos), pelos quais fluem os íons Sódio (Na), Potássio (K) e Cálcio (Ca), durante os impulsos mioelétricos reguladores da contração cardíaca. 
Devemos distinguir a ICC das Insuficiências Circulatórias, pois, nem sempre nesta última, o miocárdio está hipertrofiado ou diminuído devido à destruição das fibras cardíacas, mas obviamente que uma insuficiência Circulatória pode levar a um problema tardio no coração.
 A ICC acomete os principais órgãos, pois, a diminuição na perfusão provoca um mal funcionamento devido a pequena quantidade de eletrólitos (sais minerais), glicose, gás oxigênio, hormônios que chega até estes órgãos.

O que pode levar o individuo a desencadear uma ICC: cardiopatia isquêmica (infarto), hipertensão e ainda as várias doenças das válvulas (valvas) mitral (atrioventricular esquerda) e a aórtica.

by bolha. suporte bibliográfico: Patologia Estrutural e Funcional (Robbins e Cotran) e Fisiologia Médica do Ganong.

bye pessoal um abraço
Cirrose é uma doença que acomete (ataca) o fígado, destruindo as células do órgão os chamados hepatócitos, estes são substituídos por fibras proteicas desordenadas, formando um emaranhado e ainda provocando a formação de nódulos diversos na superfície.
 A Cirrose tem diversas causas, a mais conhecida do público é a de origem por ingestão excessiva de álcool (alcoolatras), existe ainda alguns agentes biológicos como alguns tipos de vírus causadores de Hepatites (B, C ou D) ou vírus não A, não C, pode ser causada também por outras doenças como a Hemocromatose (excesso de ferro), deficiência da enzima alfa - 1- antitripsina e Doença de Wilson, estas de cunho ligado ao Metabolismo (erros inatos do metabolismo), o uso de drogas, toxinas e até mesmo medicamentos (devemos lembrar que o fígado é uma glândula que processa todas as substâncias que entram no nosso organismo)
As vias biliares também sofrem, bem como as estruturas de vasos sanguíneos como o Sistema Porta-hepático formado pelas Artérias Porta e Hepática e as veias Porta e Hepática, a Insuficiência Cardíaca também pode levar a um quadro cirrótico.

Temos um o caso recente do ex-jogador e comentarista Sócrates (doutor, magrão), que tive o privilégio de conhecer pessoalmente na CAVA DO BOSQUE em Ribeirão Preto, onde ele batia uma bolinha com os amigos nos sábados. No caso do Sócrates, ele teve um rompimento da parede da Artéria Porta, devido a um aumento da Pressão Sanguínea no vaso, assim como todo o órgão, as estruturas biliares e veias sofrem desgastes e envelhecimento crônico (esclerose) e até necrose (apodrecimento devido a falta de irrigação sanguínea).

By bolha

 flws pessoal um abraço.




Essa é uma pergunta que todos se fazem ao comprar um medicamento...
Pra que eu vou ler esse papel enonorme com umas letrinhas?
Não,isso não é a biblia do remedio!
Lá esta contido informações importantes,e você nem sabia não é verdade?
Além de conter as contra-indicaçoes do farmaco,existe lá a farmacodinamica do medicamento....
Mas que história é essa de farmacodinamica?

FARMACODINAMICA
Farmacodinâmica são os  efeitos fisiológicos dos farmacos nos organismos, seus mecanismos de ação e a relação entre concentração do fármaco e efeito. De forma simplificada, podemos considerar farmacodinâmica como o estudo do efeito da droga nos tecidos.Previsão de outros efeitos em potencial, como os colaterais, por exemplo no caso de acúmulo do fármaco em determinado compartimento (organotropismo); ou ainda os oriundos de interações medicamentosas a nível dos processos de absorçã.

Bem legal ne? Então da proxima vez que você pensar...''NÃO VOU LER ESSA BIBLIA QUE VEM NO REMEDIO''LEMBRE-SE QUE EXISTEM MUITAS COISAS INTERESSANTES!

#FICAADICA

                                                 Por B.C ;*


Um crustáceo parente da lagosta encontrado a 2500 m no fundo do mar foi chamado de Isopode
Existe uma categoria de seres sem vida, os chamados príons, que nada mais são que proteínas que provacam patologias do tipo degenerativa, como a Doença da Vaca Louca, também conhecida como Encefalopatia Espongiforme Bovina, o ser humano ao ingerir carnes contendo esta proteína do "mal" adquirem a variante denominada Doença de Creutzfeldet-Jacob que pode levar à morte. Bom a descoberta desses "seres" veio ratificar que algumas proteinas não são prouzidas mediante a receita implicita no DNA e trancrita para o mRNA (mensageiro). Nesse mesmo rumo, surgiu o projeto Proteoma, que é nada mais que o levantamento das proteínas, estudando sua cadeia de aminoácidos, como são arranjados, a quantidade, bem como as funções dessas proteínas e suas particularidades.
Um outro exemplo de doença causada por príons é o Mal de Alzheimer, patologia também degenerativa que provoca a formação de um "enovelado" fibroso protéico nos neurônios. Etimologia da palavra príon (proteinaceous e infection)é um acrônimo dessas duas palavras em inglês.

by bolha
Na Febre Amarela, não existe problema se o infectado usar Dipirona sódica (novalgina),o perigo surge se for FDH (Febre Hemorrágica por Dengue) pois, esta pode provocar a queda da pressão sanguínea e ainda provocar o aparecimento de manchas vermelhas levando a um erro de diagnóstico. O indicado é tomar o paracetamol (tylenol, dôrico, tylex), desde que prescrito pelo médico e não deve exceder a dosagem, pois, pode levar à lesão hepática (fígado). Os medicamentos a base de AAS (ácido acetil-salicílico) devem ser evitados, não se deve tomar em hipótese nenhuma, pois pode potencializar um quadro hemorrágico,  inibindo a ação das plaquetas, como outras viroses, tomar bastante água e repouso.
O vírus provoca uma diminuição na quantidade de plaquetas e isto leva a um quadro de hemorragia, desde sangramentos na urina, nas fezes (hematoquezia), sangramento no vômito (hematemesis) e etc.


by bolha

Sugestão de Postagens

Talk Bolha