Select Menu
Responsável pela circulação do sangue por todo o corpo, tem o coração como principal órgão que funciona como uma potente bomba *miogênica formada de músculo estriado cardíaco em nível Histológico e por células interconectadas em nível celular, encontramos ainda os vasos sanguíneos as artérias, arteríolas, veias, vênulas e vasos capilares.

- Morfologia do Coração: dividido em 04 câmaras sendo 02 átrios e 02 ventrículos separados por septos, devemos observar que os átrios são também conhecidos por aurículas, porém, as aurículas são as "abas" de tecido que formam os átrios, temos a artéria aorta que nasce no ventrículo esquerdo, a artéria pulmonar que nasce no ventrículo direito e se divide em ramos esquerdo e direito, veia cava que  termina no átrio direito e as veias pulmonares que chegam ao átrio esquerdo, temos o esqueleto cardíaco formado pelas valvas (válvulas) a átrio-ventrícular direita (tricúspide) a átrio-ventrícular esquerda (bicúspide) conhecida também por mitral. Não podemos esquecer das artérias coronárias que irrigam o músculo cardíaco e se originam dos seios que ficam atrás de duas das cúspides da valva aórtica e as veias coronárias ou cardíacas que retornam o sangue venoso até a veia cava inferior.

- Fisiologia do Sistema Cardiovascular: existe a pequena circulação (pulmonar) que se inicia no ventrículo direito e através da artéria pulmonar conduz o sangue até os alvéolos pulmonares onde acontece a Hematose (troca gasosa) com a ação de enzimas como a *anidrase-carbônica.  A grande circulação (sistêmica) que inicia no ventrículo esquerdo e através a aorta leva o sangue arterial do coração a todo o corpo e então o sangue venoso retorna ao coração através das veias cavas superior e inferior chegando ao átrio direito.

legenda:
- miogênico: músculo que assim que é formado no desenvolvimento embrionário já tem informações genéticas de suas funções fisiológicas.
- anidrase-carbônica: enzima que cataliza a rápida conversão do CO2 em ácido carbônico (H2CO3), água e íons bicarbonato (HCO3)

postagem em homenagem ao colega e amigo Olegário Augusto.
By Bolha!!!!

Sugestão de Postagens

Talk Bolha