Select Menu

  Em nosso Sistema Nervoso, temos alguns neurônios e algumas células especializadas da medula da glândula supra-renal também contêm a enzima feniletanolamina-N-metiltransferase (PNMT), que catalisa a conversão da norepinefrina em epinefrina. Nessas células e neurônios, a norepinefrina deixa as vesículas, ´´e convertida em epinefrina e, em seguida, entra em outras vesículas de armazenamento. Nas vesículas granuladas, a norepinefrina e a epinefrina estão ligadas ao Trifosfato de Adenosina (ATP) e associadas a uma proteína chamada cromogranina A com função ainda desconhecida. Em alguns neurônios noradrenérgicos, as vesículas granuladas contêm ainda o neuropeptídio Y.
  A cromogranina A é uma proteína de 49 KDa de peso molecular, que também se encontra em outras células endócrinas e neuroendócrinas e pode desempenhar alguma ação global no armazenamento ou na secreção de hormônios. Uma proteína semelhante a cromogranina B é produzida por alguns tecidos. As catecolaminas são transportadas para dentro das vesículas granuladas por dois mecanismos de transporte vesicular e estes transportadores são inibidos por um fármaco (medicamento) chamado reserpina. As catecolaminas são liberadas pelos neurônios autonômicos e pelas células da medula supra-renal por exocitose.   Como não estão presentes nas vesículas granuladas, o ATP, a cromogranina A e a B-hidroxilase da dopamina são liberados junto com a norepinefrina e a epinefrina. A meia-vida da B-hidroxilase da dopamina circulante é muito maior do que a das catecolaminas e os níveis séricos dessas substâncias são afetados por fatores genéticos (hereditários) e outros, além da intensidade da atividade simpática. Os níveis circulantes (séricos) de cromogranina A parecem ser um indicador mais confiável da atividade simpática. By bolha

  Bem meus caros amigos, pode sim, eu sou do tempo em que se dizia: "o espermatozóide humano entra no óvulo sem a cauda, assim que vencia as barreiras (corona radiata e zona pelúcida) somente o corpo é que penetrava através da membrana citoplasmática do óvulo". Assim que inicaram os estudos de Fecundação In Vitro (FIV), o tal do bebe de proveta, perceberam que esta ideia era totalmente errada, pois, os sptzs inoculados no ovócito II, não tinham suas caudas retiradas, outro erro é dizer óvulo, a célula utilizada nos processos de FIV, ICSI e outros é o ovócito secundário, ou oócito para os embriologistas/especialistas em reprodução humana, após a entrada do sptz é que passa a se chamar óvulo. Assim que o espermatozoide entra no ovócito II, ele é atacado por vacúolos digestivos, cheios de lisossomos e suas enzimas vorazes, então a parte onde se encontram as mitocôndrias é digerida. Recentes estudos do laboratório da Universidade de Rigshospitalet em Copenhague Dinamarca, revelou que um homem, com 28 anos, chegou ao hospital reclamando de fadigas após a prática de atividades físicas leves, embora tendo os pulmões e coração perfeitos, o homem jamais conseguiu correr mais de alguns metros sem se cansar e detalhe, todos os parentes dele eram perfeitamente saudáveis. A equipe da Dr. Marianne Schwartz,geneticista e diretora do laboratório de genética da Universidade Rigshospitalet, resolveu coletar células musculares para uma biópsia e descobriram que as células tinha dificuldade de absorver gás oxigênio, o que levou a equipe a investigar as mitocôndrias e perceberam que faltava um trecho de DNA de um gene importante nesse processo metabólico, outra surpresa foi verificar a presença de DNA herdado do pai, enquanto no sangue havia DNA mitocondrial da mãe, em exames realizados anteriormente, não havia sido detectado o DNA paterno. 

 Pois é Olegário Augusto é muito importante esses estudos detalhados realizados por Cientistas que vão além do básico, e do que se pensava !!!!! eu acredito muito nas Ciências...

 by bolha

  Existem basicamente 03 (três) hormônios responsáveis pela regulação dos íons cálcio, são eles: 1,25-diidroxicolecalciferol que é um esteroide formado à partir formado a partir da Vitamina D, através de várias hidroxilações em nível hepático e renal, cuja função é aumentar a absorção de Ca do intestino delgado. O Paratormônio (PTH) é secretado pelas glândulas paratireoideas e sua função é mobilizar o Ca dos ossos e aumentar a excreção urinária de fosfato (P)e por último temos a Calcitonina, cuja função é manter a quantidade de Ca nos ossos, diminuindo os níveis séricos (plasma/soro), é antagônico ao Paratormônio. O Cálcio no corpo de uma pessoa adulta é calculado por volta de 1.100 g, sendo 90% deste localizado nos ossos. O Ca plasmático que tem seu valor em torno de 10 mg/dl está na maioria das vezes ligados à proteínas.     É o Calcio em forma iônica livre presente nos líquidos corporais que agem como um segundo mensageiro vital, necessário no processo de coagulação sanguínea, na função nervosa e ainda na contração muscular. Uma drástica redução nos níveis de Ca extracelular exerce um efeito excitatório nos neurônios e nas células musculares, levando a um distúrbio denominado TETANIA HIPOCALCÊMICA, que provoca espasmos do músculo estriado esquelético principalmente os que envolvem a laringe, podendo levar a uma asfixia e um provável óbito. Encontramos o Ca nos ossos de dois tipos, como um reservatório de fácil troca entre os meios intra e extracelular e um de depósito bem maior de Ca estável porém mais lento na troca. Nos rins acontece a filtração de grande quantidade de Ca, porém por volta de 99% são reabsorvidos, sendo 60% nos túbulos contornados proximal e o restante no ramo ascendente do segmento delgado (alça de Henle) e no túbulo contornado distal e esta última ocorre sob a ação do paratormônio.

 by bolha!!  ref. Fisiologia Médica - GANONG, W. 

Entre as principais catecolaminas encontradas circulando em nosso organismo temos a norepinefrina (noradrenalina), epinefrina (adrenalina), dopamina e são sintetizadas através da hidroxilação e descarboxilação do aminoácido tirosina que provém da fenilalanina (aquela da doença Fenilcetonúria)ou da dieta. No fígado temos então a ação da fenilalanina-hidroxilase, que realiza a conversão da fenilalanina em tirosina, esta então sofre a ação da enzima tirosina-hidroxilase e se converte em Dopa (diidroxifenilalanina), agora a Dopa sofre ação da Dopa-Descarboxilase, o co-fator é o Fosfato de piridoxal então surge a Dopamina (diidroxifeniletilamina) que sofre a ação da Dopamina beta-hidroxilase o co-fator é o Ascorbato (ácido ascórbico) e temos a Norepinefrina e desta teremos a Epinefrina. Em outra postagem, veremos a liberação das catecolaminas por parte dos neurônios. by bolha
Os principais hormônios da gl. Tireóidea são o T3 e o T4, que contém iodo em sua cadeia química, por isso a grande importância desse mineral em nossa dieta. O T3 (triiodotironina) e o T4 (tetraiodotironina ou tiroxina) tem a função de reforçar a ação das catecolaminas, que podem influenciar no funcionamento do intestino delgado e dos rins. São fundamentais no funcionamento, desenvolvimento e manutenção do Sistema Nervoso Central. No Sistema Cardiovascular atuam no chamado débito cardíaco (quantidade de sangue ejetada pelo coração a cada minuto, assegurando o fornecimento de gás oxigênio, glicose, hormônios e sais minerais até as células.
No peso regulam o metabolismo energético, ou seja, a transformação da glicose em energia.
Os principais problemas em relação ao funcionamento são: Hipertireoidismo e Hipotireoidismo, resaltamos também um problema não mais comum nos dias atuais o chamado bócio endêmico (papo).

O paratormônio sintetizado na Paratireóidea, regula o metabolismo do Cálcio, seus níveis séricos, juntamente com a Calcitonina, atua ainda nos rins, nas células epiteliais, funciona como receptor de vitamina D, transporte do cálcio, fosfato entre outros.


by bolha
As plantas que utilizam da Fotossíntese CAM também utilizam a PEP carboxilase, com seu forte poder concentrador de gás carbônico. Ao contrário das plantas C4 e C3, as plantas CAM abrem seus estômatos e fixam o gás carbônico (dióxido de carbono) à noite sob a forma de ácido málico. Durante o periodo de luminosidade, os estômatos permanecem fechados e o CO2 é liberado para dentro das folhas e fixado pela Rubisco.
Entretanto, como o CO2 encontra-se em elevada concentração dentro da folha, o processo de fotorrespiração é impedido exatamente da mesma forma que nas plantas que utilizam a rota C4. As plantas que utilizam CAM, possuem vantagens óbvias quando o suprimento de água é pequeno, uma vez que seus estômatos permanecem fechados durante o dia, evitando a perda de água durante a evapotranspiração.
Essa rota é conhecida em uma vasta gama de famílias, não apenas nas Crassulacea (Bergon et al 2007). Trata-se de um meio bastante eficaz para a conservação da água, mesmo assim, as espécies CAM não "conquistaram" a vegetação terrestre, um dos custos existentes para as plantas CAM, é o problema no armazenamento do ácido málico, formado durante o período de abertura dos estômatos à noite. As folhas são carnudas, suculentas, formado por tecidos especiais para um melhor armazenamento de água, já que essas plantas vivem em ambientes hostis, bastante áridos, com pouca chuva. Os cactos, o chique-chique, a palma entre outras são exemplos de plantas CAM.

- Diferenças entre as plantas C3 e C4

A denominação C3 é devido ao fato da maioria das plantas verdes formarem como primeiro produto estável a cadeia bioquímica do ácido 3-fosfoglicérico, uma molécula com 3 carbonos. A fotossíntese C3 envolve a adição de uma molécula de CO2, coordenado pela ação da enzima Rubisco (ribulose 1,5 bisfosfato carboxilase-oxigenase), que realiza a carboxilação no ciclo C3, ou ciclo de Calvin-Benson.
As plantas C4 formam o ácido oxalacético que tem 4 carbonos, o qual é rapidamente reduzido à acido málico e ácido aspártico. Tudo isso coordenado pela ação da enzima fosfoenolpirúvico carboxilase (PEPcase), que possui uma grande afinidade com o CO2.

by bolha

Sugestão de Postagens

Talk Bolha