Select Menu
  Conhecida quimicamente como 5 - Hidroxitriptamina, sintetizada mediante o comando do gene SLC6A4=6, está presente em altas concentrações nas plaquetas sanguíneas (megacariócitos) e também no trato gastrintestinal e no plexo mioentérico (músculos do intestino delgado) e em uma quantidade baixa é verificada no encéfalo e na retina. No SN (Sistema Nervoso) atua como um neurotransmissor (mediador químico) Sua produção ocorre através da hidroxilação e descaboxilação do aminoácido essencial L-triptofano, isso em condições normais do organismo (metabolismo). 
  Após liberação pelos neurônios serotonimérgicos, boa parte da 5-HT liberada é recapturada por um mecanismo de recaptação ativa e desativada pela enzima monoamino-oxidase (MAO) para formar o ácido 5-hidroxindolacético (5-HIAA), composto catabólito da 5-HT encontrado na urina e cujo nível urinário é usado como um indicador do metabolismo da mesma. 
Na glândula pineal, a 5-HT é convertida em melatonina. Existem um grande número de receptores da serotonina clonados e caracterizados e continuam aumentando rapidamente. Atualmente temos os mais conhecidos: 5-HT1,...5-HT7, a maioria desses receptores está ligada a Proteína - G e atua sobre a adenililciclase ou a fosfolipase - C.   
Entretanto, os receptores 5-HT3, são canais iônicos, assim como os receptores colinérgicos nicotínicos.
das funções dos receptores 5-HT2A é a mediação no processo de agregação plaquetária e a contração dos músculos lisos.
Em estudos com camundongos comprovou-se que a ingestão excessiva de L-Triptofano na dieta alimentar, leva a obesidade e até mesmo estados convulsivos fatais. 


Vejamos o esquema das reações químicas sofridas pelo L-Triptofano in-vivo:










                  
 by bolha 

Referência Bibliográfica: Ganong - Fisiologia Médica

                 


                                                             
 

Sugestão de Postagens

Talk Bolha