Select Menu
  No caso da paciente possuir um útero bicorno, a principal característica morfo anatômica é a presença de um septo dividindo o corpo do útero não completamente, porém, existem dois ovários, um canal vaginal e uma genitália,  e uma vulva  (pudendo), existe ainda uma forma também anormal denominada "unicorno", onde existe apenas um tuba uterina e um corpo do útero reduzido.
  Nas anomalias denominadas útero didelfo (dois úteros) observamos a existência de dois canais endocervicais (canal vaginal) e uma genitália externa, temos também a presença de hemicavidades, devido a presença de septos formando câmaras.
  Nos dois casos, pode ocorrer a gravidez, porém a probabilidade é bastante baixa e na maioria das vezes ocorrem abortos espontâneos. Em Gurupi-TO tem um caso onde a mulher deu a luz a gêmeos.




Na figura A temos o útero didelfo bem conformado e dois canais vaginais em D temos o bicorno com um canal vaginal em E temos a atresia cervical (colo uterino) e em F temos a chamada atresia vaginal estreitamento do canal vaginal 

by bolha 


- - -

Sugestão de Postagens

Talk Bolha