Select Menu
  A Asma, também conhecida por Asma Brônquica (nunca bronquite asmática)  é uma doença que provoca a inflamação dos brônquios/bronquíolos, levando a uma constricção, cumulada com predisposições genéticas, são ligadas a problemas e afecções de cunho alérgico como: poluentes no ar (partículas de baixo peso molecular em suspensão), grãos de pólem, ácaros (principalmente suas fezes), alguns alimentos, tabaco, entre outros e até o momento não tem cura, somente tratamento para uma melhor qualidade de vida, apesar de alguns cientistas estarem há anos tentando uma vacina. 
  Bronquite é também uma inflamação dos brônquios, pode ser aguda quando provocada agentes diversos, agentes alérgicos, poluentes no ar, gripes, resfriados (vírus: adenovírus, influenza, rinovírus ) e até mesmo por bactérias que possui tropismo pelo Sistema Respiratório (podendo levar a um quadro de pneumonia ou pneumonite). A Bronquite Crônica, também conhecida pela sigla DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), ligada ao tabagismo e até mesmo poluição atmosférica, trabalhadores de minas de certos minérios (carvão, amianto, cimento, calcário e etc), provoca a obstrução dos brônquios devido ao acúmulo de secreção. 
  Agora uma observação do Bolha sobre bebidas geladas: A água gelada em uma temperatura próxima a 0 º C, pode sim causar alguns problemas, claro, não causa gripe ou resfriado, mas o que a maioria dos médicos não sabem - principalmente os otorrinolaringologistas é que o comportamento físico das moléculas de água (H2O), mediante mudanças bruscas de temperatura, sua densidade, é bastante diferente de outros líquidos, a *descompensação térmica resultante - o nosso corpo está a 36,7ºC -   assim que a água entra na boca e atravessa a orofaringe, promove uma mudança nesse arranjo espacial quântico,  passando para o estado sólido (nem todas as moléculas), formando pequenas lâminas de gelo, provocando ferimentos na garganta e até mesmo nas tonsilas (amídalas)  e piora se o indivíduo estiver com temperatura elevada, como após um esforço físico qualquer (suado e ofegante), lembrando amigo e colega Olegário Augusto, que a água a uma temperatura de 4ºC não se "expande" , ao contrário, ela se "contrai" não é mesmo?
Isso pode ocorrer também com refrigerantes e cerveja, geralmente ingeridos em baixas temperaturas, porém, existe ai uma mistura de diversas substâncias, cada uma com suas propriedades organolépticas, então o "estrago" é bem menor amigo Guilherme Viggiano. Portanto, prefira ingerir a água em temperaturas amenas ou misture a água gelada com um pouco na temperatura ambiente, você irá "temperar a água".

* descompensação térmica: conhecida por choque térmico .

by Bolha
  Esta bactéria da família Enterobacteriacea é uma das mais comuns encontradas no intestino grosso humano, forma colônias nos intestinos do récem nascidos nos primeiros dias de vida é a principal bactéria aeróbia encontrada na microbiota fecal, tem grande importância na fisiologia intestinal. Não possuem flagelos, a temperatura ideal para sua proliferação é 37º C e pode ser inativada a 60º C durante 30 min.
  A Escherichia coli causa diversos tipos de infecções; diarreias na infância, infecção urinária, meningites e até Sepsis (septicemia neonatais). 
  Normalmente quando classificamos uma ameba (sarcodíneo) como de vida livre, entendemos que não existe uma histocompatibilidade entre hospedeiro e hóspede, sendo assim, não temos um ser patogênico, se por ventura entrarmos em contato com tal indivíduo, ele certamente será destruído ou saíra pelas vias degetoras/excretoras. Os casos de instalação de cistos/trofozoitas de amebas no Sistema Nervoso e ou nas Meninges, são delegados principalmente à Entamoeba histolytica, aquela responsável por fezes mucóides e até mesmo sanguinolentas, devido a destruição da mucosa do intestino. 
  Algumas espécies de amebas de vida livre dos Gêneros Naegleria e Acanthamoeba podem ser patogênicas na espécie humana. A Espécie Naegleria fowleri uma ameba que possui flagelos (ameboflagelada) já foi descrita como causadora de meningoencefalite. Encontrada em diversos pontos do planeta, foi observada primeiramente na Austrália, logo em seguida nos EUA sendo 65 casos descritos até o ano de 1984, seguiu pela Europa e Ásia.
- Patogênese - Patologia 

  A N. fowleri. penetra pela mucosa nasal através de células de sustentação do assoalho nasal, seguindo pelas bainhas amielínicas do nervo olfatório, passam pelo bulbo olfatório e então disseminam por todo o encéfalo e meninges, seu período de incubação é de uns 07 (sete) dias. 

- Sintomas: febre de 39º a 40ºC, anorexia, náuseas, vômitos, sinais de irritação meníngea, pode ocorrer mudanças comportamentais, convulsões generalizadas, letargia, distúrbios visuais entre outros. 

- Diagnóstico: coleta do líquido cerebroespinhal (licor) com coloração Giemsa ou Hematoxilina férrica.


by bolha 


                      
cisto de ameba patogênica provavelmente  Entamoeba sp.


               
Doença que surge à partir de pancadas, traumas repetitivos no crânio, provocando lesões de diversos tipos no cérebro, podendo provocar perda da memória, lentidão no raciocínio e movimentos, problemas graves na fala. 

Sugestão de Postagens

Talk Bolha