Select Menu
   Patologia neuromotor identificada primeiramente pelo anatomista e cirurgião geral britânico Charles Bell, examinando uma paciente de meia-idade com sintomas de paralisia progressiva dos membros, paralisia da língua mas mantendo integra a parte papilar (papilas gustativas). Mais tarde encurtando a conversa, após a descrição de vários médicos estudiosos desta patologia, chegaram a conclusão de que: DNM, PBP e ELP, seriam formas diversas da doença, ou seja manifestações diferentes (subtipos) da ELA
   O termo esclerose, significa endurecimento ou cicatriz, devido a morte da célula nervosa. Pacientes possui os neurônios motores superiores, localizados no córtex motor, no giro pré-central, provocando o amolecimento das fibras nervosas (axônio do neurônio) - lembrando que um conjunto de fibras é considerado anatomicamente um nervo - da parte anterior (ventral) da medula espinhal (medula espinal).
   Os neurônios motores superior, controlam os neurônios motores inferiores via mediadores químicos, a ativação dos nmi, realizada pelos nms promove a contração dos músculos voluntários do corpo. 

- Diagnóstico clínico demonstra as várias situações patológicas e por conseguinte as sintomatológicas no avanço da esclerose. 

- Sintomas:   - nos nmi observamos fraqueza muscular, fasciculações, atrofia, atonia e arreflexia. 
                  - nos nms  temos fraqueza, reflexos tendíneos vivos e reflexos anormais.  obs. também afetam os neurônios motores localizados no tronco cerebral (ponte/bulbo). 



by bolha 
  Doença autossômica recessiva, mutações ocorridas no gen HEXA (localizado no q15, q23 e 24), codificador da proteina (enzima) hexosaminidase, responsável pela conversão dos gangliosídeos (GM 2)em metabólitos micro assimiláveis pelo jejuno, o acúmulo dos GM-2 promove uma destruição das células nervosas do SNC e da medula espinhal. 
  Os sintomas mais relevantes observados nessa patologia são: fraqueza muscular progressiva, perda das habilidades motoras, convulsões, apatia, irritabilidade, neurodegeneração, fala arrastada, tremores de membros superiores, cegueira, espasticidade,  entre outros. Em boa parte dos casos a morte ocorre até os 4 (quatro) anos de idade. 
  Esta patologia se enquadra no grupo das doenças neurodegenerativas e metabólicas (erros inatos do metabolismo). 
  
- Diagnósticos: 

                      - Oftalmológico ´oftalmoscópio verificando uma mancha vermelho-cereja na retina (membrana que reveste o bulbo oftálmico internamente). 
                                - Genético: PCR (Polimerase Chain Reaction) para analisar possíveis mutações nos gens (alterações nas bases nitrogenadas) no DNA. 
                              - Testes enzimáticos: mensuração da enzima Hemosaminidase em leucócitos. Testes sorológicos dá um resultado da ordem de 10% inconclusivo.


Legenda : q = braço longo do cromossomo 


by bolha 
   Doença autossômica recessiva, o par de genes se localiza no cromossoma 7 e são herdados do pai e da mãe (pais são portadores dos genes), onde ocorre uma mutação no par, provocando essa patologia. Esse gene é responsável pela formação dos canais de Cloro (Cl) e Sódio (Na) transmembrana, a proteína que promove a surgimento dos canais para a passagem dos íons Na e Cl, principalmente nas células das glândulas exócrinas (excretam em ductos ou cavidades), desta forma, o muco (catarro) a secreção pulmonar, fica retida nos brônquios e bronquíolos, provocando acessos de tosse quase ininterruptas (tentativa de expelir o catarro), provocando infecções e inflamações respiratórias, por obstruir as vias respiratórias de forma crônica, pode estar inserida na categoria das DPOCs (doença pulmonar obstrutiva crônica). Até o momento não tem cura, existe apenas tratamentos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, para os problemas respiratórios, usa-se o mesmo nas Asmas Brônquicas, Bronquites e etc.
  Além das glândulas do trato pulmonar, pode ocorrer também no pâncreas, vias biliares (retenção da bile no fígado), glândulas intestinais, glândulas salivares, promovendo distúrbios digestivos graves, devida a obstrução das secreções produzidas por estas glândulas.

- Diagnóstico: Teste do pezinho realizado nas maternidades nos primeiros dias de vida para diagnosticar uma série de patologias como G6PD, Fenilcetonúria, Alcaptonúria, entre outras.
                     - Teste do suor: mensuração dos níveis de íons cloro, superior a 60 milimoles por litro.
                     - Teste genético: descobre boa parte da FCs.


by Bolha 
- - - -
   Também conhecida por Adenosina Deaminase , tem como principal função a conversão da Adenosina em Inosina e amônia (NH3), é um enzima envolvida em diversas patologias, produzida principalmente por linfócitos da categoria B (aqueles responsáveis pela produção de anticorpos) ou mais biologicamente falando as gamaglobulinas, também tem as funções de promover a diferenciação dos linfócitos B em Plasmócitos e ainda na maturação dos Monocitos, pode atuar também como mediador químico na vasodilatação coronariana, estereidogênese (produção de esteróides) . A sua ausência pode provocar uma anomalia na produção de anticorpos, sua dosagem sérica (mensuração), pode identificar diversas doenças provocadas por vários tipos de agentes infecciosos como: Monocleose Infecciosa (Epstein - barr vírus) , Febre Tifóide (Salmonella, enterica, typhi), Sarcoidose Crônica Ativa, AIDS entre outras. A não produção desta enzima está ligada a um grupo de erros metabólicos, as chamadas doenças inatas do metabolismo. 
   União Internacional  Química e  Bioquímica, recomenda o nome Adenosina Aminohidrolase. A ADA, foi descrita primeiramente pelo Bioquímico Schmidt em 1928, a qual separou de uma outra enzima com caráter ácido, a ácido adenílico desaminase, assim como o ácido Desoxirribonucleico (DNA). 
  No caso do garoto da bolha, por ter problemas na produção e conversão dos linfócitos B, ele não produz anti-corpos, portanto, está suscetível a todas as doenças provocadas por agentes infecciosos, como vírus, bactérias e protozoários, portanto dificultando sua vida em ambiente normal, daí a redoma de plástico estéril, impedindo o contato direto com o ar e o solo contaminados.  

Sugestão de Postagens

Talk Bolha