Select Menu
   Animais invertebrados que possui muitas partes anatômicas articuladas como as pernas, asas, antenas, peças bucais, pós abdômen entre outros. Atualmente sabemos que os artrópodes podem somar por volta de 2.000.000 de espécies no Planeta, sendo 1.000.000 só de insetos (Classe Insecta).      Mais uma característica desses animais é o corpo protegido por um exoesqueleto (esqueleto externo) formado de um polissacarídio denominado quitina e para os que vivem nos oceanos e mares os aquáticos e aquatícolas do Sub-Filo Crustacea , existe um reforço do sal CaCO3  ( Carbonato de Cálcio). Nos insetos, os hormônios responsáveis pela muda (crescimento) ecdisona estimula a muda e neotenina inibe a muda. 

- Os Insetos (Sub-Filo Uniramia): Tem o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome (tagmas), um par de antenas (díceros), dois pares de asas e alguns um par é modificado como nos besouros (élitros) externamente e um par de asas membranosas, no caso dos mosquitos e moscas, um par é atrofiado formando um halteres que tem a função de equilíbrio no voo, possui três pares de pernas (hexápodes), o Sistema Excretor é formado por pequenos túbulos denominado túbulos de Malpighi, Ex.: abelha, cupim, besouro, formiga, borboleta, vespa, joaninha, etc. Obs. os miriápodes estão no mesmo Sub-Filo, porem nas ordens Quilopoda e Diplopoda as lacraias e piolho de cobra respectivamente.

- Os Crustáceos (Sub-Filo Crustacea): Tem o corpo dividido em cefalotórax (cabeça fundida com o tórax) e abdome, tem dois pares de antenas, cinco pares de pernas (decápodes) na grande maioria e o Sistema Excretor é formado por glândulas denominadas antenais ou verdes. Ex.: camarão, lagosta, lagostim, siri, caranguejo, tatu-de-jardim, etc. 

- Os Aracníedos: Tem o corpo dividido em cefalotórax e abdome, não possui antenas (áceros), tem quatro pares de pernas (octópodes), possui pedipalpos (palpos) são pernas modificadas. 





By Bolha
- - - - - - - - -
  Os representantes desta Classe são os insetos, pertencem ao Sub-Filo Unirâmia. Vamos à morfologia/anatomia/fisiologia:  possui exoesqueleto de quitina (polissacarídeo estrutural), corpo dividido nos Tagmas - cabeça, tórax e abdome, um par de antenas (díceros), três pares de pernas (hexapodos), o sangue é chamado hemolinfa, de cor esbranquiçada, devido ao pigmento hemocianina que contém cobre em sua composição química. o Sistema Circulatório é Aberto (lacunar) e fechado (vasos), o sangue circula em vasos e chega até uma região do abdome denominada hemocele
  •  São Celomados (cavidade verdadeira) 
  •  Protostômios (blastóporo da origem à boca);
  •  Triploblasticos;
  •  a maioria dioicos; 
  •  Sistema Disgestório Completo (boca e ânus) com apêndices cecais; 
     sistema respiratório

     anatomia de uma mosca

     anatomia de um gafanhoto
  •  Sistema Nervoso com cerebroide e pares de nervos ventrais, com gânglios e mediadores químicos (acetilcolina);
  •  Sistema Excretor túbulos de Malpighi;
  •  Sistema Respiratório traquéias  e traquéolas ligadas aos espiráculos que realizam as trocas gasosas com o meio; 
  •  Sistema Reprodutor com ovários ligados à espermateca (local de armazenamento de esperma) nas fêmeas e nos machos vasos deferentes;
exemplos: formiga, besouro, moscas, borboletas, gafanhotos, cupim, louva-deus, joaninha, abelhas, vespas entre muitos outros. 


by Bolha 


   As anfisbenas ou anfisbênias são animais pertencentes ao Filo Chordata (Cordados) , à Classe Reptilia, Família Amphisbaenidae, mas apesar de sua morfologia (forma) e ainda detalhes anatômicos bem próximos às serpentes, esses animais pertencem à Ordem Squamata (Escamada), porém não são serpentes (cobras), possuem hábitos fossoriais (buracos no solo), tem olhos vestigiais  são apodos (sem pernas) e necessitam utilizar a língua para perceber (enxergar) ao seu redor. Também conhecidas como cobra de duas cabeças, ibicara, ubijara,  tem o final da cauda com a mesma espessura do corpo, tem-se a impressão de possuir uma outra cabeça na cauda. Podem morder, mas não possui glândula de veneno (peçonha). Vejamos algumas espécies mais conhecidas: Amphisbaena fuliginosa, Amphisbaena albinus 
    As Cecílias são animais que pertencem ao Filo Chordata, à Classe Amphibia (Anfíbios), assim como as anfisbenas, são muito confundidas também com as serpentes, não possui escamas, são apodas  olhos também vestigiais e hábitos fossoriais , portanto temos ai um caso de Convergência Evolutiva, são também chamadas de cobra-cega . 

 - Esses dois animais, são mortos por conta de sua aparência e a falta de conhecimento da maioria das pessoas. 


Anfisbena

Anfisbena

Cecília

Cecília 

By Bolha 

-
  Esta situação biológica, diferente dos gêmeos siameses, ocorre em certas gestações bastante raras, segundo relatos na literatura dos grandes embriologistas. Vamos relembrar um pouco a morfologia do ovócito II, mais externamente de fora para dentro temos a corona radiata, a zona pelúcida, a membrana plasmática (plasmalema), o citoplasma e o núcleo com 23 cromossomos sendo um deles o cromossomo sexual (X ou Y). além dessas estruturas, os glóbulos polares ou corpúsculos polares, ficam agregados ali na zona pelúcida, como chegam vários espermatozoides, alguns desses acabam penetrando em um dos 3 (três) corpúsculos polares e que possui 23 cromossomos.  O embrião chamado "principal"o viável , vai se desenvolvendo juntamente com o parasita até certo estádio fetal, que em alguns casos fica totalmente na parte interna no abdômen ou ainda apenas com parte do corpo, devido à deficiência nutricional, o feto parasita não se desenvolve como o "principal" e então o desenvolvimento fica prejudicado. 
  Por possuir artérias e veias, continuam vivos biologicamente como se fossem parte anatômica do bebê. Após o nascimento se houver condições, os médicos realizam a retirada total ou parcial do parasita. 

Feto parasita foi retirado, mostrado ai na figura à direita. 
 

By Bolha 

- -
  Doença conhecida também por crista de galo ou verrugas genitais, também pertencente ao roll das DSTs, o vírus pertence à Família Papilomaviridae, ele parasita células epiteliais e também mucosas atualmente se sabe que existam por volta de 200 tipos de HPV e uma infinidade de subtipos, porém, apenas algumas subtipos por volta de 20  são considerados carcinógenos (cancerígenos), são responsáveis por grande parte dos cânceres de colo uterino e também de ânus e reto. O vírus se instalam no indivíduo e como forma de proteção, o organismo começa a produzir as chamadas verrugas. 
  Os principais sintomas clínicos são as verrugas que no homem surgem na glande (cabeça do pênis), ânus/reto e na mulher, no canal vaginal, pudendo (vulva), ânus e reto. O indivíduo portador do vírus pode ou não manifestar os sintomas, vai depender de seu Sistema Imunitário (Imunológico), através de mediadores chamados citocinas (TNF, interleucinas e interferon).
  A prevenção, por se tratar de uma DST é o uso de preservativos masculino e feminino e o exame Papanicolau junto ao Ginecologista e o homem com o urologista duas vezes ao ano. 
  O tratamento é medicamentoso e cauterização das verrugas nos casos benignos, nos casos positivos para câncer (CA), o oncologista define as diversas formas de tratamento. Atualmente temos a vacina  HPV quadrivalente que é aplicada nas adolescentes de 11 a 13. 

 - Diagnóstico: exame conhecido popularmente por Papanicolau ou Cito-oncoparasítario. 





by Bolha 



   Bem vamos começar pelos gêmeos não idênticos, ou dizigóticos ou bivitelinos,  por alguma disfunção hormonal, stress, medicamentos ou algum distúrbio orgânico, a mulher, ovula pelos dois ovários ao mesmo tempo. Se está, tiver relação sexual sem métodos contraceptivos mecânicos, um espermatozoide fecunda um ovócito II e outro espermatozoide, fecunda o outro ovócito II, assim que penetra, o sptz perde a cauda e o pró-núcleo masculino se funde com o pró-núcleo feminino, através de atração eletromagnética e o processo biológico é denominado anfimixia.  Agora os zigotos ou células-ovo, começam a clivagem formando o blastômero e então o Ciclo Celular denominado Mitose vai em pleno vapor e inicia a odisseia através da tuba uterina até o endométrio (revestimento interno do útero), nesse trajeto irão se fixar, o trofoblasto produz umas células diferenciadas chamadas sinciciotrofoblasto cuja função é abrir um caminho através do endométrio. Temos então a formação de dois fetos sendo cada um em uma placenta. Nesse caso, como os cromossomos são diferentes, pois, são de ovócitos e sptzs diferentes, os gêmeos não tem a mesma carga genética. 
  No caso de gêmeos idênticos, ou monozigóticos ou univitelinos, ocorre uma ruptura na massa celular formada, dando origem à dois indivíduos ou até três, neste caso, um único ovócito II, foi fecundado por um sptz, portanto, a carga genética é a mesma em ambos. 


ovócito II - assim que o sptz penetra, termina a meiose II e então passa a se chamar óvulo.

Zigoto ou célula-ovo, dois blastômeros
      







by Bolha
- - -

Sugestão de Postagens

Talk Bolha