Select Menu
    A pré Eclampsia/Eclampsia a (PE) é uma doença (patologia) verificada na espécie humana durante o período gestacional (gravidez), sendo as duas principais características (sintomatologia) a Hipertensão Arterial (Pressão Alta) e a Proteinúria (presença de proteína na urina) após a 20 semana de gestação. A mortalidade perinatal pode ser aumentada em até 5 vezes. Mulheres com histórico de pressão alta crônica, intervalos de gestações entre 10 anos, gestação gemelar e histórico de PE na família podem ser importantes no diagnóstico da PE. 

- Formas Clínicas (Sintomas)


  • Hipertensão Gestacional: Pressão Alta sem proteinúria, após 20 semanas da gestação, os níveis da pressão voltam ao normal em até 12 semanas pós parto.
  • Pré-Eclâmpsia Leve: Pressão arterial maior/igual a 140/90 (duas aferições de 4 em 4 horas). Proteinúria maior igual a 300 mg/24 horas.
  • Pré-Eclâmpsia Grave: Pressão arterial maior/igual a 160/110 (duas aferições de 4 em 4 horas). Proteinúria maior igual a 5 g/24 horas. Oligúria menor que 500 ml; dor epigástrica na região torácica superior a direita; distúrbios na visão e cerebrais; trombocitopenia; edema de pulmão e até cianose.
  • Pré Eclâmpsia Superajuntada: Aumento súbito da pressão, aparecimento súbita da proteinúria, Hiperuricemia (aumento dos níveis de ácido úrico), surgimento da chamada Síndrome de HELLP =  hemorragia, hemólise, elevação de enzimas hepáticas e plaquetopenia (baixa nas plaquetas). Mensuração de marcadores bioquímicos (biomarcadores).
By bolha 


Sugestão de Postagens

Talk Bolha