História na Biologia
O grande Biólogo (Historiador Natural na época) Willian Bateson nascido na Inglaterra em 1861, foi um grande estudioso dos problemas que cercam a variação genética e a herança nas diversas espécies. Ele foi o primeiro a utilizar o termo genético em 1905 em relação a Ciência da herança e da variação gênica. Criou ainda os termos homo e heterozigoto e também o termo alelomorfo, que foi logo depois abreviado para alelo (gen).
Juntamente com o pesquisador também inglês Reginald Punnett (1875 - 1967) - aquele mesmo da Tabela de Punnett, demonstrando existir uma semelhança entre a teoria de Johan Gregor Mendel e a segregação (separação) dos cromossomos durante o processo biológico denominado cariocinese, ou seja, "divisão nuclear" na célula ovo. Na visão de muitos biólogos este sim é considerado o "pai da genética" e não Mendel como ventilado por diversos autores e professores de Biologia.
Tempos depois, vieram outros grandes "monstros" como Hugo Marie de Vries, Carl Correns e Erich von Tschermark, estudaram e interpretaram os manuscritos de Mendel, então criando termos de estruturas biológicas que não se tinha ideia, pois, não haviam equipamentos para estudos em nível microscópico.
By Bolha
Nenhum comentário