Antigamente, os estudos bioquímicos e biomoleculares das gorduras (lipídios) do grupo dos colesterois, eram tratadas como colesterol ruim e colesterol bom, apesar de ainda usar essas terminologias, todos esses colesterois são necessários ao metabolismo e fisiologia em nível celular, séricos e outras estruturas biológicas. Estes colesterois, são lipoproteínas de cadeia muito leve (VLDL) de cadeia leve (LDL) de cadeia intermediária (IDL) e as de cadeia pesadas (HDL)
O VLDL e o LDL, são aqueles que saem do fígado, indo participar da produção de hormônios, reparação das membranas plasmáticas das células entre outras funções, já o HDL, faz o caminho inverso, retorna ao fígado trazendo o excesso das gorduras do corpo para serem degradadas e formar os sais biliares. Por isso, uma dieta restrita em gorduras, só pode ser indicada para o tratamento de alguma patologia, nada de seguir dietas loucas de "zero" carboidratos e zero "gorduras" tudo feito com a orientação de um médico.
Sabe-se hoje que os níveis destas gorduras no sangue, tem que estar em equilíbrio, não resolve ter um com o nível alto e outro com nível baixo e vice-versa.
by bolha
Nenhum comentário