Inicio
»
ADP
»
ATP
»
Ciclo de Krebs
»
Ciclo do Ácido Cítrico
»
CoA
»
descarboxilização
»
eucariotos
»
FADH
»
fisio-metabólico
»
hematose pulmonar
»
matriz mitocondrial
»
mitocôndria
»
NADH
»
oxalato
»
piruvato
»
Ciclo de Krebs - produção de ATPs
Também conhecido por outros nomes: Ciclo do Ácido Cítrico, Ciclo do Ácido Tricarboxílico. Este evento fisio-metabólico, ocorre após a produção e liberação do ácido pirúvico (piruvato) logo que acontece a primeira etapa da Respiração Celular, a chamada Glicólise, que ocorre no citoplasma, já o Ciclo de Krebs, é realizado na matriz mitocondrial, isso nos seres eucariotos. Vejamos como funciona bioquimicamente este evento.
- O ácido pirúvico (com 3 carbonos), sofre a ação da CoA (coenzima A), o carreador de energia (aceptor) denominado NAD (nicotinamida adenina dinucleotídeo), captura o H2 liberado e se transforma em NADH2 e o ácido pirúvico é convertido em Acetil CoA (com 2 carbonos) - perceba que ao longo do processo, vai acontecendo a descarboxilização (perda de carbonos) e há também a liberação de dióxido de carbono o CO2, que mais tarde sairá pelas narinas após a hematose pulmonar. A CoA reage com o ácido oxalacético formando o ácido cítrico (citrato) que possui 6 carbonos, através da ação da enzima citrato sintase , após essa etapa, acontece a formação do isocitrato pela ação da aconitase, que será convertido em fumarato e depois em malato e este perde um hidrogênio com a ação de uma enzima e do próprio NAD, o resultado é a formação do oxalato que entrará novamente no ciclo. No final teremos a produção de 2 ATPs + 3 NADH2 e 1 FADH2 , para cada molécula de piruvato que penetrou na mitocôndria, entrou duas moléculas, portanto 1 ATP vezes 2 é igual a 2 ATPs.
By bolha .
Marcadores: ADP ATP Ciclo de Krebs Ciclo do Ácido Cítrico CoA descarboxilização eucariotos FADH fisio-metabólico hematose pulmonar matriz mitocondrial mitocôndria NADH oxalato piruvato
Autor Blog de Ciências do Professor Bolha
Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário