ELA - Esclerose Lateral Amiotrófica ou DNM - Doença do Neurônio Motor
Patologia neuromotor identificada primeiramente pelo anatomista e cirurgião geral britânico Charles Bell, examinando uma paciente de meia-idade com sintomas de paralisia progressiva dos membros, paralisia da língua mas mantendo integra a parte papilar (papilas gustativas). Mais tarde encurtando a conversa, após a descrição de vários médicos estudiosos desta patologia, chegaram a conclusão de que: DNM, PBP e ELP, seriam formas diversas da doença, ou seja manifestações diferentes (subtipos) da ELA.
O termo esclerose, significa endurecimento ou cicatriz, devido a morte da célula nervosa. Pacientes possui os neurônios motores superiores, localizados no córtex motor, no giro pré-central, provocando o amolecimento das fibras nervosas (axônio do neurônio) - lembrando que um conjunto de fibras é considerado anatomicamente um nervo - da parte anterior (ventral) da medula espinhal (medula espinal).
Os neurônios motores superior, controlam os neurônios motores inferiores via mediadores químicos, a ativação dos nmi, realizada pelos nms promove a contração dos músculos voluntários do corpo.
- Diagnóstico clínico demonstra as várias situações patológicas e por conseguinte as sintomatológicas no avanço da esclerose.
- Sintomas: - nos nmi observamos fraqueza muscular, fasciculações, atrofia, atonia e arreflexia.
- nos nms temos fraqueza, reflexos tendíneos vivos e reflexos anormais. obs. também afetam os neurônios motores localizados no tronco cerebral (ponte/bulbo).
by bolha
Nenhum comentário