ADA (Adenosina Desaminase) - Garoto da Bolha
Também conhecida por Adenosina Deaminase , tem como principal função a conversão da Adenosina em Inosina e amônia (NH3), é um enzima envolvida em diversas patologias, produzida principalmente por linfócitos da categoria B (aqueles responsáveis pela produção de anticorpos) ou mais biologicamente falando as gamaglobulinas, também tem as funções de promover a diferenciação dos linfócitos B em Plasmócitos e ainda na maturação dos Monocitos, pode atuar também como mediador químico na vasodilatação coronariana, estereidogênese (produção de esteróides) . A sua ausência pode provocar uma anomalia na produção de anticorpos, sua dosagem sérica (mensuração), pode identificar diversas doenças provocadas por vários tipos de agentes infecciosos como: Monocleose Infecciosa (Epstein - barr vírus) , Febre Tifóide (Salmonella, enterica, typhi), Sarcoidose Crônica Ativa, AIDS entre outras. A não produção desta enzima está ligada a um grupo de erros metabólicos, as chamadas doenças inatas do metabolismo.
União Internacional Química e Bioquímica, recomenda o nome Adenosina Aminohidrolase. A ADA, foi descrita primeiramente pelo Bioquímico Schmidt em 1928, a qual separou de uma outra enzima com caráter ácido, a ácido adenílico desaminase, assim como o ácido Desoxirribonucleico (DNA).
No caso do garoto da bolha, por ter problemas na produção e conversão dos linfócitos B, ele não produz anti-corpos, portanto, está suscetível a todas as doenças provocadas por agentes infecciosos, como vírus, bactérias e protozoários, portanto dificultando sua vida em ambiente normal, daí a redoma de plástico estéril, impedindo o contato direto com o ar e o solo contaminados.
Nenhum comentário