Inicio
»
Doença de Graves
»
hipotalâmico/hipofisario
»
paratormônio
»
seleniproteínas-desiodases
»
T3
»
T4
»
thyreós
»
Tireoidite de Hashimoto
»
TSH
»
A Glândula Tireóidea (GT) - Sistema Endócrino
A glândula tireoide ou popularmente tiróide, vem do grego thyreós que significa escudo e é a primeira glândula a ser formada no inicio do estádio embrionário, por volta da terceira semana , funciona estimulada e controlada pela hipófise e o chamado sistema hipotalâmico/hipofisário, que libera o hormônio Tireoestimulante (TSH) e este induz a produção de T4 (tetraiodotironina ou tiroxina) e T3 (triodotironina), o controle além de neuroendócrino em um feedback negativo, existe a ação extratireoidiana sob a batuta de enzimas denominadas selenioproteínas-desiodases e também pela quantificação de íons iodo. Estes então ganham a corrente sanguínea indo para todo o organismo, esses dois, interagem com os hormônios FSH, LH, regulando as funções reprodutivas, auxiliando no crescimento do indivíduo e na produção de energia em nível mitocondrial.
Tem um formato de borboleta na face anterior e se apoia frouxamente na cartilagem cricoide e possui dois lobos, o esquerdo e direito, ligados pela istmo tireóideo.
- O mau funcionamento da Tireoide pode provocar o hipo-tireoidismo, o hiper-tireoidismo, existe ainda a inflamação a Tireoidite de Hashimoto e a Doença de Graves (hiper-tireoidismo auto-imune).
Obs.: Na GT, encontramos outra glândula as paratireoides, duas em cada lobo e que tem a função de regular os níveis de Cálcio no sangue através do Paratormônio.
by Bolha
Marcadores: Doença de Graves hipotalâmico/hipofisario paratormônio seleniproteínas-desiodases T3 T4 thyreós Tireoidite de Hashimoto TSH
Autor Blog de Ciências do Professor Bolha
Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário