Select Menu
» »Unlabelled » A medida das coisas
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

"Se você tivesse de escolher a viagem de campo científica menos aprazível de todos os tempos, não acharia melhor candidato que a expedição peruana da Academia Real Francesa de 1735. Liderada por um hidrologista chamado Pierre Bouguer e um soldado-matemático de nome Charles Marie de La Condamine, um grupo de cientistas e aventureiros viajou ao Peru com o objetivo de triangular distâncias pelos Andes.
Na época, as pessoas haviam sido acometidas de um desejo poderoso de entender a Terra: saber sua idade, sua massa, onde se situava no espaço e como veio a existir. O intuito do grupo frânces era ajudar a esclarecer a questão da circunferência do planeta, medindo o comprimento de um grau de meridiano (ou 1/360 da distância ao redor do planeta) ao longo de uma linha que se estendia de Yarouqui, próximo a Quito, até logo depois de Cuenca, no atual Equador, uma distância de cerca de 320KM."*

* O método escolhido da triangulação era uma técnica popular baseada no fato geométrico de que, se você conhece o comprimento de um lado do triângulo e o tamanho de dois de seus ângulos, pode calcular todas as outras dimensões sem sair de sua cadeira. Suponha, que você e eu resolvemos descobrir qual a distância até a Lua. Usando a triangulação, a primeira coisa que precisamos fazer é nos distanciarmos um do outro. Portanto, digamos que você permaneça em Paris e eu vá a Moscou, e ambos olhemos a Lua na mesma hora. Se você imaginar uma linha ligando os três elementos desse exercício- você, eu e a Lua- , ela formará um triângulo. Medindo-se o comprimento da linha de base entre mim e você e os ângulos de nossos dois cantos, o resto pode ser simplesmente calculado. (Como os ângulos internos de um triângulo sempre perfazem 180º , sabendo-se a soma de dois dos ângulos, pode-se instantaneamente calcular o terceiro; e sabendo-se o formato preciso de um triãngulo e o comprimento de um dos lados, obtêm-se os comprimentos dos outros lados.) Esse foi o método usado pelo astrônomo grego Hiparco de Nicéia, em 150 a.C., para medir a distância da Lua à Terra.

O restante desta história deliciosa, está no livro Breve história de quase tudo de Bill Bryson ed. Companhia Das Letras.

Está ai vai para homenagiar um grande amigo, ex-colega de trabalho, Prof. de Física e agora Biólogo, que adora calcular (Olegário). Abraço

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Sugestão de Postagens

Talk Bolha