Loading...

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Suspeita de Dengue, não usar Dipirona sódica

Na Febre Amarela, não existe problema se o infectado usar Dipirona sódica (novalgina),o perigo surge se for FDH (Febre Hemorrágica por Dengue) pois, esta pode provocar a queda da pressão sanguínea e ainda provocar o aparecimento de manchas vermelhas levando a um erro de diagnóstico. O indicado é tomar o paracetamol (tylenol, dôrico, tylex), desde que prescrito pelo médico e não deve exceder a dosagem, pois, pode levar à lesão hepática (fígado). Os medicamentos a base de AAS (ácido acetil-salicílico) devem ser evitados, não se deve tomar em hipótese nenhuma, pois pode potencializar um quadro hemorrágico,  inibindo a ação das plaquetas, como outras viroses, tomar bastante água e repouso.
O vírus provoca uma diminuição na quantidade de plaquetas e isto leva a um quadro de hemorragia, desde sangramentos na urina, nas fezes (hematoquezia), sangramento no vômito (hematemesis) e etc.


by bolha

Um comentário:

  1. Estou com dúvidas sobre o Paracetamol e a Dipirona. Circula uma publicação no Facebook dizendo que o Paracetamol é perigoso por afetar o fígado e que, por isso, ele foi proibido em vários países.
    Li, porém, em outro site http://www.criasaude.com.br/N8182/dipirona-sodica.html que a Dipirona é que foi proibida em tantos países por causa de seus efeitos adversos potenciais.

    Tecnicamente, qual é mais seguro? Afinal de contas, qual (ou ambos) foi proibido em países gringos?

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas