Select Menu
» »Unlabelled » Elefantíase (filariose)
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Conhecida também por filariase de Bancrofti, esta infestação/infecção é transmitida através da picada das fêmeas dos mosquitos dos gêneros Culex, Aedes e Anopheles  da família Culicidae e são os hospedeiros intermediários (HI),  que trazem em suas glândulas salivares as formas infectantes, as larvas denominadas filárias, após a picada as larvas caem na corrente sanguínea, chegando até os linfonodos e vasos linfáticos, principalmente das axilas, virilha e bolsa escrotal, o ser humano então é considerado o hospedeiro definitivo (HD). Assim que os vermes se tornam adultos, eles se reproduzem, espalhando as microfilárias, os vermes adultos provocam um entupimento das vasos linfáticos, impedindo o retorno da linfa e provocando edema (inchaço) das pernas, mamas, e bolsa escrotal (saco), principalmente, pode ainda causar um inchaço dos braços.
Após um certo tempo, os vermes adultos (Wuchereria bancrofti) morrem provocando um processo necrótico, levando a um pequeno granuloma e uma reação fibroproliferativa, contendo um achado de células gigantes (linfócitos) e epitelióides. 
O termo Elefantíase é devido a alguns sintomas tais como: linfedema, lesões exematosas, grande espessamento, hiperceratose da pele, fibrose subcutânea entre outros.

- Esta Postagem é em homenagem as alunas: Alessandra, Lucivânia, Patrícia Dantas da 2ª serie do Colégio Olavo Bilac - Sucupira-TO


by bolha

flws abraço

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha