Select Menu
» »Unlabelled » Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC)
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

 Conhecida também pela alcunha de Descompensação Cardíaca é uma das mais graves cardiopatias (doenças do coração), esta doença (patologia) leva a uma situação onde o músculo cardíaco perde a capacidade de bombear o sangue para todo o corpo (sistêmica) e pulmonar. O miocárdio fica incapaz de contrair (sistole) ou ainda um situação de aumento da carga pressão-volume de sangue. As consequências em nível hemodinâmico são a diminuição do volume de sangue ejetado em cada contração dos ventrículos e ainda a retensão de sangue nas veias a chamada insuficiência retrógrada. 
Há um aumento na liberação de catecolaminas na circulação através das glândulas supra-renais (adrenais), causando desta feita o efeito denominado débito cardíaco (volume de sangue bombeado durante 1 minuto). A própria hipertrofia (aumento no tamanho) do miocárdio, pode vir a ser prejudicial, devido ao aumento da demanda de gás oxigênio da massa muscular cardíaca aumentada. Em estudos, pacientes apresentaram alterações nas proteínas contráteis a actina e miosina, troponina e tropomiosina, bem como um distúrbio dos túbulos T (canais de eletrólitos), pelos quais fluem os íons Sódio (Na), Potássio (K) e Cálcio (Ca), durante os impulsos mioelétricos reguladores da contração cardíaca. 
Devemos distinguir a ICC das Insuficiências Circulatórias, pois, nem sempre nesta última, o miocárdio está hipertrofiado ou diminuído devido à destruição das fibras cardíacas, mas obviamente que uma insuficiência Circulatória pode levar a um problema tardio no coração.
 A ICC acomete os principais órgãos, pois, a diminuição na perfusão provoca um mal funcionamento devido a pequena quantidade de eletrólitos (sais minerais), glicose, gás oxigênio, hormônios que chega até estes órgãos.

O que pode levar o individuo a desencadear uma ICC: cardiopatia isquêmica (infarto), hipertensão e ainda as várias doenças das válvulas (valvas) mitral (atrioventricular esquerda) e a aórtica.

by bolha. suporte bibliográfico: Patologia Estrutural e Funcional (Robbins e Cotran) e Fisiologia Médica do Ganong.

bye pessoal um abraço

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha