Select Menu
» »Unlabelled » O que é Efeito Bombaim?
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

É um fenômeno genético onde ao se realizar o teste comum de tipagem sanguínea, utilizando os soros anti-A e anti-B, o resultado confirma sangue tipo O , porém, quando se utiliza esse sangue em uma transfusão seja uma emergência ou não, ocorre a reação [antigeno - anticorpo] , acontece a coagulação do sangue no paciente dependendo do tipo sanguíneo do receptor é claro , caso o receptor seja AB, não há problemas. Temos ai um erro na fenotipicação sanguínea do doador, parece mais não é. Eis ai o chamado "falso O".
O problema está situado em um locus gênico denominado H, que determina a produção de um fator que é responsável pelo aparecimento dos aglutinógenos na superfície das hemácias (eritrócitos), esses aglutinógenos são os antígenos A ou B. Os indivíduos dominantes Homozigotos e Heterozigotos (HH, Hh), sintetizam a enzima e portanto são "normais', já os indivíduos recessivos hh, são incapazes de sintetizar esta enzima e manifestam um fenótipo tipo O. 
Existe um teste utilizando o soro anti-H para se ter certeza de que o indivíduo é um falso O , mas não há como saber qual o seu real tipo sanguíneo (genótipo e fenótipo). Por sorte a incidência desse problema genético é 1% dos nascimentos.

by bolha

falou pessoas abraço
                   

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

14 comentários

  1. Pô cara bem bacana essa pequena informação.
    Sabe eu tenho o tipo sanguíneo O. Mais agora com essa informação estou indo fazer um exame, agora sei como devo falar com co Dr.

    valeu ai... sucesso!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, precisando é só acessar o Blog.Obrigado pela visita

      Excluir
  2. Ótima explicação sobre o assunto. Já tinha pesquisado sobre o "Falso O" antes, mas só agora consegui compreender totalmente, devido à simplicidade e clareza do texto. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, sempre que precisar fique a vontade para pesquisar.

      Excluir
  3. Professor, se lhe perguntassem o que é o Efeito Bombain, resumidamente, e lhe dessem apenas 5 linhas para responder, como seria essa resposta?

    ResponderExcluir
  4. Como posso pedir esse tipo de exame no laboratório?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Através de seu médico, peça um exame genético para verificar se o seu sangue realmente é do tipo O. Obrigado pela visita.

      Excluir
  5. Omg, meu pai é O-, minha mãe O+ ,e eu nasci B-, meus irmãos são O-, não sou adotada, e tenho traços dos dois, nasci com icterícia, e os medicos disseram que ouve incompatibilidade no sangue dos meus pais, e se tivessem outros filhos poderiam nascer cegos,meus irmãos não nasceram cegos, mais sim com estrabismo os dois, como dois sangue O podem ser incompativéis ? e como tenho o sangue B- ?, meu pai tem o sangue tipo bombaim ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sendo o dois fenótipos dos pais tipo O, fica difícil nascer um filho de qualquer outro tipo que não seja tipo O. Sugiro que se faça novamente a tipagem sanguínea de seus pais e se confirmado, procure um geneticista para realização de exames mais complexos e específicos para verificar o que está ocorrendo. A cegueira e o estrabismo podem ter causa genética, mas nada haver com o tipo sanguíneo em si. Somente a analise do DNA, poderá tirar essa dúvida. A incompatibilidade também deve ser melhor analisada, o fato de ter icterícia pode ser uma reação que ocorreu durante o parto.

      Excluir
    2. Se o seu fator é Rh negativo e a mãe Rh positivo, não irá ocorrer nenhuma reação antigeno anticorpo durante o parto, se sua mão fosse negativo e você posito, ai sim poderia ocorrer a doença hemolítica do recém nascido.

      Excluir
  6. Omg, meu pai é O-, minha mãe O+ ,e eu nasci B-, meus irmãos são O-, não sou adotada, e tenho traços dos dois, nasci com icterícia, e os medicos disseram que ouve incompatibilidade no sangue dos meus pais, e se tivessem outros filhos poderiam nascer cegos,meus irmãos não nasceram cegos, mais sim com estrabismo os dois, como dois sangue O podem ser incompativéis ? e como tenho o sangue B- ?, meu pai tem o sangue tipo bombaim ?

    ResponderExcluir
  7. Sou sangue O+ meu marido A+ fiz um exame no meu filho e tbm pedi o fator RH o dele saiu AB isso nao é possível.o exame pode ter dado errado? Ou realmente pode ser efeito Bombaim? A duvida surgiu logo .oque posso fazer para pedir um exame detalhado em laboratório sobre o fenótipo Bombaim se isso mesmo ocorreu conosco..e se eu fizer DNA sendo fenótipo Bombaim a paternidade se confirma? Estou estressada com isso pq minha medica desconhece esse fenótipo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter ocorrido uma falha no exame de tipagem sanguínea, sugiro que faça novamente os exames de tipagem nos três. Caso se confirme os fenótipos (tipos sanguíneos) descridos, sugiro que procure um geneticista ou algum profissional Biólogo, médico ou biomédico especialista em engenharia genética para realização de exames mais apurados. Obrigado por acessar o Blog

      Excluir
  8. Sou sangue O+ meu marido A+ fiz um exame no meu filho e tbm pedi o fator RH o dele saiu AB isso nao é possível.o exame pode ter dado errado? Ou realmente pode ser efeito Bombaim? A duvida surgiu logo .oque posso fazer para pedir um exame detalhado em laboratório sobre o fenótipo Bombaim se isso mesmo ocorreu conosco..e se eu fizer DNA sendo fenótipo Bombaim a paternidade se confirma? Estou estressada com isso pq minha medica desconhece esse fenótipo .

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha