Loading...

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O que é Efeito Bombaim?

É um fenômeno genético onde ao se realizar o teste comum de tipagem sanguínea, utilizando os soros anti-A e anti-B, o resultado confirma sangue tipo O , porém, quando se utiliza esse sangue em uma transfusão seja uma emergência ou não, ocorre a reação [antigeno - anticorpo] , acontece a coagulação do sangue no paciente dependendo do tipo sanguíneo do receptor é claro , caso o receptor seja AB, não há problemas. Temos ai um erro na fenotipicação sanguínea do doador, parece mais não é. Eis ai o chamado "falso O".
O problema está situado em um locus gênico denominado H, que determina a produção de um fator que é responsável pelo aparecimento dos aglutinógenos na superfície das hemácias (eritrócitos), esses aglutinógenos são os antígenos A ou B. Os indivíduos dominantes Homozigotos e Heterozigotos (HH, Hh), sintetizam a enzima e portanto são "normais', já os indivíduos recessivos hh, são incapazes de sintetizar esta enzima e manifestam um fenótipo tipo O. 
Existe um teste utilizando o soro anti-H para se ter certeza de que o indivíduo é um falso O , mas não há como saber qual o seu real tipo sanguíneo (genótipo e fenótipo). Por sorte a incidência desse problema genético é 1% dos nascimentos.

by bolha

falou pessoas abraço
                   

3 comentários:

  1. Pô cara bem bacana essa pequena informação.
    Sabe eu tenho o tipo sanguíneo O. Mais agora com essa informação estou indo fazer um exame, agora sei como devo falar com co Dr.

    valeu ai... sucesso!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima explicação sobre o assunto. Já tinha pesquisado sobre o "Falso O" antes, mas só agora consegui compreender totalmente, devido à simplicidade e clareza do texto. :)

    ResponderExcluir
  3. Professor, se lhe perguntassem o que é o Efeito Bombain, resumidamente, e lhe dessem apenas 5 linhas para responder, como seria essa resposta?

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas