Select Menu
» »Unlabelled » As verminoses mais comuns nos países em desenvolvimento!!!
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Ascaridíase: causada por um verme chamado Ascaris lumbricoides, vulgarmente conhecido por lumbriga de porco e pode chegar a 50 cm de comprimento. A principal via de contaminação é através da ingestão de água e alimentos contaminados com ovos do verme. Pode provocar: anemia, diarreia, dores abdominais e até problemas cardiopulmonares, devido ao ciclo de vida durante os estágios larvais, as larvas passeiam pela corrente sanguínea, passeando pelo coração e chegando até os alvéolos pulmonares. Célula de defesa (Sistema Imunitário) que atua nessa doença é o chamado eosinófilo (acidófilo), célula polimorfonucleada e granulocítica.

Amarelão: doença causada por dois vermes distintos, o Ancylostoma duodenali e o Necator americanus, ambos com 10 mm de comprimento. A principal via de contaminação é através da penetração ativa das larvas desses vermes pela sola (planta) do pé. Os sintomas são praticamente idênticos ao da Ascaridíase. Célula de defesa atuante, também é o eosinófilo. esta verminose é também conhecida por outras alcunhas: Opilação, doença do Jeca-tatu, Necatose e ainda Ancilostomose.

Enterobiose: doença causada pelo Enterobius vermiculares, as fêmeas podem chegar até 13 mm, esse é o famoso oxíurus, aquele da coceira anal/vaginal. Este verme além de causar os problemas das verminoses acima descritas, pode também confundir os médicos em diagnósticos de falsos tumores abdominais, como por exemplo  no peritônio e até mesmo nódulos granulomatosos no epíploom do ovário, na cavidade uterina, tubas uterinas e até no baço. Portanto, temos que tomar muito cuidado com os vermes.


até a próxima meus caros navegadores da net. Esta postagem é em homenagem a um grande amigo Guilherme Viggiano - Biomédico e Farmacêutico - Bioquímico.

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha