Select Menu
» »Unlabelled » O Sistema Imunitário (Defesa)
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

  Bem meus amigos, antes de entrarmos efetivamente no funcionamento do Sistema Imunitário (imunológico) vamos lembrar de alguns detalhes importantes como os órgãos responsáveis pela produção das células de defesa do organismo, temos: as tonsilas, linfonodos, apêndice cecal, timo, adenóides entre outros, ele também tem seu próprio sistema circulatório que corre através dos vasos linfáticos, e temos um líquido denominado linfa de aspecto viscoso e translúcido a amarelado. 
  Existem uma série de substâncias bioquímicas responsáveis por ajudar o funcionamento, promovendo o acionamento do nosso sistema de defesa são os mediadores químicos ou mensageiros e são liberadas pelas próprias células de defesa, auxiliando em uma resposta imune como as citocinas interleucinas I, II, III.. e os interferons alfa, beta, as prostaglandinas entre outros.
  Vejamos as principais células componentes desse sistema:

- Linfócito B: são os responsáveis pela produção dos chamados anticorpos as imunoglobulinas IgA, IgD, IgE, IgM e IgG suas cadeias são em forma de Y e possui uma cadeia pesada e uma leve, unidas por pontes de dissulfeto e uma área variável que irá se conectar com as glicoproteínas dos antígenos (corpos estranhos), cada uma das Igs tem sua especificidade. 
- Linfócito T: existem um grande variedade desse tipo de linfócito, temos o CD-04, CD-08, T killer, células de memória, células espumantes e etc. eles são os responsáveis por vasculhar e patrulhar todo o organismo, guardando informações sobre os agentes estranhos que invadem o corpo.
- Neutrófilos: são as células brancas polimorfonucleadas e granulocíticas, são as de primeira ordem, assim que são alertadas, formam um pelotão e iniciam uma fagocitose/pinocitose até estourar e formar o pus.
- Monócitos: auxiliam os neutrófilos no processo de fagocitose/pinocitose, se transformam em histiócitos e macrófagos, porém eles não morrem, realizam a digestão dos antígenos e fazem a clasmocitose (defecação celular).
- Basófilos: responsáveis por controlar os processos alérgicos e anafiláticos, se transformam em mastócitos liberando grãos de histamina e heparina principalmente, eventualmente auxiliam os eosinófilos no ataque aos endoparasitas como vermes e protozoários.


by bolha

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha