Select Menu
» »Unlabelled » O hGH (somatotropina) - hormônio do crescimento humano
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

  A somatotropina (hGH) é o hormônio responsável pela indução de Mitose nas células, portanto é o principal    responsável pelo crescimento do indivíduo, porém, são necessários ações de outros hormônios ou peptídeos que desencadeiem a liberação do mesmo na corrente sanguínea, aumentando ou diminuindo os níveis séricos (plasmáticos), realizando ligações químicas para uma maior eficácia com a somatotropina, entre estes adjuvantes temos o IGF-I, IGF-II, IGFBP-3 e somatomedinas principalmente. Esses adjuvantes IGFs tem uma relação bioquímica bem estreita com a Insulina, hormônio produzido nas células Beta das Ilhotas pancreáticas (Langerhans), pois, sem energia química fornecida através do metabolismo da glicose a célula não consegue realizar o Ciclo Celular.
  Em nível genético genes responsáveis pela produção da somatotropina em número de cinco, tem como principais atuantes o hGH-N e hGH-V, cada um desses genes orientam a produção de uma unidade específica, variando a quantidade de aminoácidos o mRNA transcrito pelo gene hGH-N sofre splicing (emenda) alternativo, produzindo um hGH ao hGH22 Kd. 

 Patologias relacionadas: Acromegalia crescimento exagerado dos terminas como pés e mãos, bem como de vértebras torácicas (osteoartrosícas e osteoartríticas) formando a chamada corcunda, alterações cranianas e prognatismo mandibular, ginecomastia (formação de seios). Gigantismo o crescimento uniforme das dimensões corporais, alturas que ultrapassam os 2,10 m, pode provocar o aparecimento de outras patologias, motivadas pelo tamanho, sobrecarregando a estrutura osteo-muscular e etc. Acondroplasia a mais comum das Osteocondrodisplasias, que leva a formação de um tipo de anão, os braços e as pernas são curtos e o tronco é de proporções normais, devido a ossificação precoce das cartilagens epifisárias, aquelas responsáveis pelo crescimento vertical dos ossos longos. Nanismo o chamado anão verdadeiro suas medidas são uniformes, e atingem medidas inferiores a 1,45 m, apresentam problemas na produção do hGH ou até mesmo dos adjuvantes ou ainda não possuem os receptores (PS) nas membranas plasmáticas das células. 


By bolha
suporte técnico: Fisiologia Médica - Ganong 19ª edição. 

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha