Select Menu
» »Unlabelled » Propriedades Elétricas do Miocárdio (músculo cardíaco)
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

  O chamado potencial da membrana das células cardíacas em todos os mamíferos é de - 90mV (milivolt) interior negativo comparando com o exterior. A estimulação produz um potencial de ação propagado, responsável por iniciar a contração. A despolarização avança rapidamente e há inversão momentânea do potencial da membrana, como observado no músculo estriado esquelético e no nervo, porém seguida por um platô (patamar) antes que o potencial da membrana volte ao nível basal. 
  A despolarização no coração dura cerca de 02 ms (mile segundos), mas as fases de platô e repolarização estendem-se por 200 ms ou mais. Portanto, a repolarização não é concluída até que a contração (sístole) esteja a meio caminho. Os eventos elétricos são um pico e uma onda subsequente que se ao complexo QRS e à onda T do ECG (eletro cardio grama). Lembrando das aulas de Fisiologia e Química, temos os íons cátion K + e Ca 2+ o potássio e o cálcio respectivamente e ainda o cátion Na + responsável por formar os canais de sódio na membrana citoplasmática das células.

  Origem e propagação da excitação cardíaca

- anatomia/morfologia

  No coração humano, o nodo SA (sinu-atrial) localiza-se bem na junção da veia cava superior com o átrio direito. O nodo AV (atrioventricular) localiza-se anatomicamente na porção posterior direita do septo interatrial - existem 03 (três) feixes de fibras atriais que contém fibras do tipo Purkinje e conectam o nodo SA ao AV. Normalmente, o nodo AV é a única via de condução entre os átrios e ventrículos é continuo com o feixe de His, o qual dá origem a um ramo esquerdo no ápice do septo interventricular e continua como ramo direito. O ramo esquerdo divide-se em um fascículo anterior e um posterior.

   O sistema de condução é composto, em sua maior parte, por músculo cardíaco modificado com menos estriações com com limites imprecisos. O nodo SA e AV em quantidade menor e ainda com pequenas células redondas com poucos organoides (organelas) conectadas por junções abertas, provavelmente as verdadeiras c´lulas marcapasso, por isso são denominadas de células P de pacemaker.


                                                                           









By Bolha - 

Referências: GANONG, William F. Fisiologia Médica 

- http://medicina-www. anatomiahumana.blogspot.com.br/2008/12/corao-e-sistema-circulatrio.html 






Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha