Select Menu
» »Unlabelled » Doenças de Chagas aguda!!!
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

A Doença de Chagas ou Mal Chagássico também conhecida por Tripanossomíase americana, normalmente é transmitida através das fezes do barbeiro (Triatoma infestans, Panstrongylus megistus Triatoma pseudomaculata e etc) quando este inseto hematófago suga o sangue de um indivíduo, pois, o sangue provoca uma diarréia e então ele defeca no local, assim que passa o efeito anestésico da saliva, inconsientemente a pessoa coça e ocorre a mistura das fezes infestadas de Trypanosoma cruzi e estes caem na corrente sanguínea, indo para órgãos como coração , intestino grosso e até algumas estruturas como o esôfago, nos fibroblastos ou endotelios, parede do útero e etc.

Na Doença chamada aguda, o indivíduo se alimenta de açai, buriti, bacaba ou caldo de cana principalmente sem os devidos procedimentos de higiene e pasteurização, porvocando a entrada do T. cruzi até o estômago complexo oftalmo-ganglionar nas palpebras, conhecido como sinal de romaña, outros problemas clínicos descritos pela literatura médica: febre de 37,5ºC até 38 ºC, *hepatomegalia, diarreia, cefaléias e *mialgias, bem como *cardiomegalias como na forma crônica entre outros, podendo ser fatal se não tratada corretamente.
Devemos lembrar da transmissão vertical, da mamãe para o bebê (via côngenita), sendo a maioria assintomática e nos casos de maior gravidade natimortos.

Legenda:  hepatomegalia: inchaço do fígado (hipertrofia), provocando um crescimento exagerado sô.
                mialgias: dores musculares.
                cardiomegalias: pode ser cardiopatia chagássica (destruição das fibras musculares) ou cardiomegalia (crescimento do coração).

referência bibliográfica: manual de saude do MS.

by bolha
flws pessoal abraço a todos

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha