A Tireoide é formada por vários ácinos esféricos e circundada por uma camada única de células sendo preenchida por uma estrutura rósea de origem proteica do tipo colóide. O tecido tireoidiano se projeta por todo o assoalho da faringe durante o seu desenvolvimento nos mamíferos, formando dois lobos lado a lado e as vezes um lobo piramidal que se desenvolve à partir do ístimo da tireoide, sendo bastante vascularizada.
Os dois principais hormônios são o T3 (3,3’,5’- triiodotironina) e T4 (3,5,3’,5’ -tetraiodotironina) sintetizados por um processo de iodação da Tiroxina, entretanto um grande percentual do T3 é produzido através da deiodação da T4. O iodo é fundamental na síntese dos dois hormônios, quando ingerido através da alimentação de frutos do mar (camarões, lagosta, caranguejos e etc) ou adicionado ao Sal de cozinha , então é rapidamente convertido em iodeto e absorvido no jejuno.
Os hormônios tireoidianos são os principais responsáveis pelo controle do metabolismo em cada tecido, órgãos, glândulas entre outros, promovem um estímulo de consumo de gás oxigênio pelas células colaboram no metabolismo dos lipídios e glicídios (açúcares), participam do desenvolvimento mental e físico do indivíduo. O excesso pode provocar *emaciação corporal, nervosismo, taquicardia, tremor e alta produção de calor, sendo regulados por um hormônio hipofisário denominado TSH (hormônio tireoestimulante) que por sua vez obedece ao comando do TRH, hormônio hipotalâmico que controla a liberação de TSH.
Patologias: Hipotireoidismo, Hipertireoidismo, Tireoidites, Cushing Ectópico, Doença de Graves e alguns tipos de câncer.
Lembrando que engendradas, encrustadas na Glândula Tireóidea, temos as Glândulas Paratireoideas duas em cada um dos lobos responsáveis pela produção do Paratormônio (PTH) um antagonista da Calcitonina.
Legenda: * emaciação corporal = perda de massa corporal.
Nenhum comentário