Pressão sanguínea, conhecida também por pressão pelo senso comum, a regulação fisiológica da pressão não é tão simples quanto parece, aquela história do excesso de sal no sangue que provoca o seu aumento (hipertensão arterial) ou pressão alta ou baixos níveis de sódio pressão baixa ou (hipotensão arterial).
O que temos é um sistema endocrinológico/fisiológico denominado SRAA (Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona), que age no controle da Pressão Arterial de acordo com certos fatores fisiológicos/patológicos na parte fisiológica temos baixos níveis de sódio (eletrólito) circulante principalmente, na esfera patológica temos: insuficiência cardíaca, diarreia, desidratação, hemorragia e a hipotensão arterial. Tudo começa com a produção de Angiotensinogênio pelo fígado que logo é convertido em Angiotensina I pela ação da Agiotensinogenase e então verificaremos clivagens da Angiotensina I e Angiotensina II realizada pela ECA (enzima de conversão de angiotensina) bastantes ativas ou ainda em *decapeptídeos pouco ativos como a Angiotensina III e IV. Resumindo esses hormônios do SRAA agem em órgãos e tecidos principalmente endoteliais encontrados em arteríolas e até mesmo em veias colocando a PA do indivíduo em níveis adequados ao equilíbrio dinâmico (homeostase), nada de pensar que pressão ideal é 120 por 80, os valores mensurados são de acordo com a massa da pessoa e o cardiologista irá dizer se há ou não Hipertensão ou Hipotensão.
A Renina e Angiotensina controlam a PA, promovendo a liberação da Aldosterona sempre que necessário e ainda atuar na liberação de catecolaminas em nível neuronal. E os barorreceptores nas células justaglomerulares das arteríolas aferentes dos néfrons ficam sempre em alerta quanto a presença desses hormônios controladores da pressão arterial.
obs.: os outros eletrólitos (íons) atuantes são o Cl (Cloro) e K (Potássio).
legenda: *decapeptídeos = são peptídeos contendo 10 aminoácidos, portanto não é bioquimicamente uma proteína propriamente dita.
by Bolha
apoio técnico: Fisiologia Médica do Guyton
Nenhum comentário