Select Menu
» »Unlabelled » As Briófitas - Plantas Avasculares
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

  Essas plantas, provavelmente são os exemplares mais antigos de um vegetal, relatos mostram a presença destes em escavações na Sibéria, há uma profundidade de uns 50 metros nas camadas de gelo. Atualmente, são classificadas como Subfilo Briófita ou Grupo Briófita. 
   Vamos comentar um pouco sobre a morfologia/anatomia destes vegetais: possui rizoides (raiz primitiva), cauloide (caule) e filoide (folhas), de porte bem pequeno, não chegando no máximo a 5 cm na grande maioria, embora vai desde espécies microscópicas até 50 cm,  não possui flor muito menos fruto - tem uma cápsula que é o esporófito (geração transitória) no ápice da planta que liberam os gametas (anterozoides masculino e oosfera feminino) e o gametófito (geração duradoura) - as briófitas mais conhecidas são os musgos, tem também as hepáticas e os antóceros. Por não possuir vasos condutores (tecidos condutores) as seivas são transportadas através de células especializadas chamadas hidrócitos. 
   Provavelmente em relação à Evolução, estão entre as algas verdes e os chamados licopódios (vasculares inferiores).  

 - A reprodução [ plantas com alternância de gerações (metagênese)] e depende da água para que ocorra a fecundação.

os anterozoides (com dois flagelos)  saem dos anterídeo, nadam até o arquegônio onde se encontrarão com as oosferas. Temos o gametófito masculino e o gametófito feminino. Vejamos o ciclo reprodutivo na figura abaixo:


             



 

By Bolha 


Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha