Ambas são patologias ligadas ao Sistema Digestório (Digestivo). Vamos à doença de Crohn, esta enfermidade, acomete desde a boca até o ânus, mas é mais comum afetar a parte final do intestino delgado o íleo terminal e irradiar para o cólon ascendente (começo do intestino-grosso), trata-se de uma doença inflamatória crônica, pode futuramente desencadear cânceres (tumores malignos) nos intestinos delgado/grosso, sua origem não é totalmente explicada, sabe-se que os fatores genéticos, ambientais e imunológicos são prováveis causas e ainda a dieta alimentar não saudável.
Sintomas são: dores abdominais do lado direito associadas à diarreia com sangramento, febre, perda de peso aparecimento de fístulas e fissuras (perfurações) e nos casos mais graves, pode surgir obstrução intestinal grave.
Doença Celíaca é auto-imune ocorre quando o próprio Sistema de Defesa ataca o organismo, principalmente no Sistema Digestório, em nível de Intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo). Está ligada à ingestão do glúten. Existe algumas enzimas produzidas pelas células musculares lisas e células endoteliais ao longo do Sistema Digestivo são conhecidas por transglutaminase tecidular (tTG) - lembrando que os músculos que percorrem nosso tubo digestivo é formado de fibras musculares lisas. Sabe-se que os Celíacos (doentes) tem afetada a produção de uma gamaglobulina denominada IgA.
colonoscopia mostrando retocolite ulcerativa na doença de Crohn.
By Bolha
Nenhum comentário