Select Menu
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

  Ambas são patologias ligadas ao Sistema Digestório (Digestivo). Vamos à doença de Crohn, esta enfermidade, acomete desde a boca até o ânus, mas é mais comum afetar a parte final do intestino delgado o íleo terminal e irradiar para o cólon ascendente (começo do intestino-grosso), trata-se de uma doença inflamatória crônica, pode futuramente desencadear cânceres (tumores malignos) nos intestinos delgado/grosso, sua origem não é totalmente explicada, sabe-se que os fatores genéticos, ambientais e imunológicos são prováveis causas e ainda a dieta alimentar não saudável. 
  Sintomas são: dores abdominais do lado direito associadas à diarreia com sangramento, febre, perda de peso aparecimento de fístulas e fissuras (perfurações) e nos casos mais graves, pode surgir obstrução intestinal grave. 

  Doença Celíaca é auto-imune ocorre quando o próprio Sistema de Defesa ataca o organismo, principalmente no Sistema Digestório, em nível de Intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo). Está ligada à ingestão do glúten. Existe algumas enzimas produzidas pelas células musculares lisas e células endoteliais ao longo do Sistema Digestivo são conhecidas por transglutaminase tecidular (tTG) - lembrando que os músculos que percorrem nosso tubo digestivo é formado de fibras musculares lisas. Sabe-se que os Celíacos (doentes) tem afetada a produção de uma gamaglobulina denominada IgA. 



    

colonoscopia mostrando retocolite ulcerativa na doença de Crohn. 



By Bolha 

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha