Sindrome do QT Longo (SQTL) - idiopática familial
A SQTL é uma doença autossômica recessiva que provoca uma taquiarritmia levando a um quadro de síncope culminando com uma parada cardíaca, sendo responsável por muitos óbitos em atletas sob alto nível de tensão e stress. É uma das causadoras da Morte Súbita, que ficou conhecida após alguns episódios com jogadores de futebol, aparentemente sem problemas cardíacos após a realização de exames clínicos. Os portadores possui uma taquicardia ventricular na maioria dos casos.
Um pouco de Fisiologia - vamos entender o ECG (Eletrocardiograma). O intervalo Q-T vai do começo do complexo QRS até o término da onda T e pode ficar aumentado por lesão no miocárdio, isquemia coronariana ou anormalidades na condução mioelétrica. Sua duração vai do começo da despolarização ventricular até o fim da repolarização ventricular.
Existe também a SQTL adquirida através do uso de medicamentos (drogas) quinidina, procainamida, amiodarona, fenotiazinas ou ainda por distúrbios metabólicos (hipocalssemia, hipomagnesemia).
O tratamento depende de um diagnóstico preciso de um cardiologista e se baseia no uso de beta bloqueadores, uso de marcapasso e até simpatectomia (retirada de alguns ganglios dos nervos torácicos). By Edmundo Bolha - referencia bibliográfica - Fisiologia Médica by GANONG, Willian F.
Até mais pessoal, qualquer dúvida é só perguntar!!!!
Nenhum comentário