Select Menu
» »Unlabelled » Sindrome do QT Longo (SQTL) - idiopática familial
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

   A SQTL é uma doença autossômica recessiva que provoca uma taquiarritmia levando a um quadro de síncope culminando com uma parada cardíaca, sendo responsável por muitos óbitos em atletas sob alto nível de tensão e stress. É uma das causadoras da Morte Súbita, que ficou conhecida após alguns episódios com jogadores de futebol, aparentemente sem problemas cardíacos após a realização de exames clínicos. Os portadores possui uma taquicardia ventricular na maioria dos casos.
  Um pouco de Fisiologia - vamos entender o ECG (Eletrocardiograma). O intervalo Q-T vai do começo do complexo QRS até o término da onda T e pode ficar aumentado por lesão no miocárdio, isquemia coronariana ou anormalidades na condução mioelétrica. Sua duração vai do começo da despolarização ventricular até o fim da repolarização ventricular.
  Existe também a SQTL adquirida através do uso de medicamentos (drogas) quinidina, procainamida, amiodarona, fenotiazinas ou ainda por distúrbios metabólicos (hipocalssemia, hipomagnesemia).

  O tratamento depende de um diagnóstico preciso de um cardiologista e se baseia no uso de beta bloqueadores, uso de marcapasso e até simpatectomia (retirada de alguns ganglios dos nervos torácicos). By Edmundo Bolha - referencia bibliográfica - Fisiologia Médica by GANONG, Willian F.
Até mais pessoal, qualquer dúvida é só perguntar!!!!

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha