Select Menu
» »Unlabelled » Vermes do Filo Platelminto - classes: cestoda, trematoda
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Himenolepíase: verminose provocada por cestódeos das espécies Hymenolepis nana e Hymenolepis diminuta
conhecidos vulgarmente como tênia anã do ser humano. As vias de contaminação são: ingestão dos ovos do verme através de alimentos e água contaminada, em seguido ocorre a eclosão dos ovos e a fixação do verme adulto na parede do intestino delgado (jejuno e íleo), este ciclo é conhecido como monoxênico (apenas o hospedeiro definitivo), pode ocorrer ainda do verme habitar a cavidade digestória de pulgas ou carunchos, que são os hospedeiros intermediários realizando o ciclo heteroxêmico, estes liberam os ovos do H. nana e   H. diminuta no ambiente e contaminando os alimentos ingeridos pelo ser humano e até mesmo outros artrópodas.
Sintomas: insônia, irritabilidade, dores abdominais, agitação diarreia e as vezes sintomas nervosos como perda da consciência e convulsões (devido as toxinas liberadas pelo verme). Diagnóstico Laboratorial - exame Protoparasitológico de fezes.
Fasciolose Humana: esta verminose é provocada por um verme da Classe Trematoda denominado Fasciola hepatica. A via de contaminação (infestação) é através da ingestão de larvas chamadas metacercárias fixas na vegetação de lagos e rios ou nadando livremente, as larvas perfuram a parede intestinal, caem no peritônio e se instalam no fígado e as vezes pode ir para os pulmões, o verme atinge a idade matura (adulta) na vesícula biliar, do ser humano (HD) caramujos do Gênero Lymnaea spp são os (HI).
Sintomas: infecção do fígado e vesícula biliar, lesões hepáticas, dores abdominais, diarreia, febre, *hipertrofia hepática, *leucocitose, eosinofilia, emagrecimento, *constipação, *dispepsia, *icterícia. Diagnóstico Laboratorial - Protoparasitológico de fezes e testes sorológicos.
Teníase: verminose causada pelos cestódeos Taenia solium e Taenia saginata, conhecidos por solitárias. A via de contaminação é através da ingestão de carne de porco e de boi contaminadas com larvas cisticercos (bovis e celulase)e se transformam em vermes adultos no intestino delgado do ser humano (HD). Quando se ingere os ovos do verme em alimentos ou água, o ser humano passa a ser o (HI) os ovos evoluem para cisticerco, caem na corrente sanguínea e pode ir para os olhos, coração e cérebro, provocando uma doença denominada Cisticercose. Obs.: o nome solitária se deve ao fato de uma competição intraespecífica, pois, o hospedeiro não sobreviveria parasitado por mais de uma tênia.
Sintomas da Teníase: dores abdominais, anemia, diarreia, emagrecimento.
Diagnóstico Laboratorial - Protoparasitológico de fezes para Teníase e tomografia computadorizada na Cisticercose.

Legenda: hipertrofia hepática: aumento do fígado.
               leucocitose: aumento no número de leucócitos (céls. de defesa)
               constipação: prisão de ventre
               dispepsia: indigestão, mal estar
               icterícia: aumento de bilirrubina na corrente sanguínea, pele de cor amarelo esverdeado.

By Edmundo Bolha. Falou meus queridos, um abraço do Bolha. Esta postagem é em homenagem a uma amiga Enfermeira Graduada Karen Guevara.

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha