Eis ai um tema bastante polêmico, de interesse econômico/financeiro no caso dos tais créditos de carbono principalmente. Nos últimos anos, percebi um aumento de pessoas utilizando esse assunto para se promover e angariar fundos, como é o caso do americano Al Gore que se diz um defensor do Meio Ambiente, um ativista contra a destruição desordenada da Natureza, tudo balela, conversa pra boi dormir. Todo cuidado é pouco, não podemos apenas afirmar que essas "mudanças" são parte da evolução do Planeta, dos fenômenos geológicos e físicos naturais, que nada tem haver com a ação antrópica (ser humano) no que se refere à emissão exacerbada de GEEs (gases do efeito estufa), todos nós sabemos que a vida no seu amplo expectro só foi possível graças a presença desses gases na Atmosfera, dando condições e promovendo o aparecimento de inúmeras espécies vegetais e animais principalmente e ainda aliado com a diminuição da porcentagem de gás oxigênio atual que é de 21%. O metano e o dióxido de carbono são os gases mais falados pela mídia e agora muito estudados pelos cientistas.
Vejamos alguns seres vivos que eliminam o gás metano em seu metabolismo: bovinos, durante a ruminação e no final da digestão, algumas bactérias, algas, seres humanos.
Após a Revolução Industrial, quando apareceram as máquinas movidas a combustíveis fósseis como os derivados do petróleo, a quantidade desses gases na atmosfera se tornou absurda, são vários trilhões de toneladas emitidas por ano, o investimento em fontes alternativas de combustíveis é no momento uma excelente forma de pouparmos o planeta, a BMW alemã, já tem investido em carros movidos a gás hidrogênio através da eletrólise da água, temos ainda o GNV (gás natural veicular) e a energia solar.
by bolha!!
Nenhum comentário