Select Menu
» »Unlabelled » Os Hormônios da Glândula Tireóidea e da Paratireóidea
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Os principais hormônios da gl. Tireóidea são o T3 e o T4, que contém iodo em sua cadeia química, por isso a grande importância desse mineral em nossa dieta. O T3 (triiodotironina) e o T4 (tetraiodotironina ou tiroxina) tem a função de reforçar a ação das catecolaminas, que podem influenciar no funcionamento do intestino delgado e dos rins. São fundamentais no funcionamento, desenvolvimento e manutenção do Sistema Nervoso Central. No Sistema Cardiovascular atuam no chamado débito cardíaco (quantidade de sangue ejetada pelo coração a cada minuto, assegurando o fornecimento de gás oxigênio, glicose, hormônios e sais minerais até as células.
No peso regulam o metabolismo energético, ou seja, a transformação da glicose em energia.
Os principais problemas em relação ao funcionamento são: Hipertireoidismo e Hipotireoidismo, resaltamos também um problema não mais comum nos dias atuais o chamado bócio endêmico (papo).

O paratormônio sintetizado na Paratireóidea, regula o metabolismo do Cálcio, seus níveis séricos, juntamente com a Calcitonina, atua ainda nos rins, nas células epiteliais, funciona como receptor de vitamina D, transporte do cálcio, fosfato entre outros.


by bolha

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha