Também conhecida por pílula pós-coital Este método contraceptivo é bastante utilizado quando a mulher não tem o habito de tomar as "pílulas" anticoncepcionais diariamente, ou que durante a relação sexual não usou nenhum método de barreira.
Assim como as pílulas anticoncepcionais comuns, ela também tem os hormônios progesterona e estrógenos, porém em dosagens bem mais altas distribuídas assim: 50 mcg de estrogênio e 250 mcg de progesterona. E deve ser ingerida pelo menos até 72 horas após o coito preferencialmente receitadas por um ginecologista, isto porque o espermatozoide pode ficar vivo no útero ou nas tubas uterinas pelo menos uns 4 dias, já que o PH desses órgãos/estruturas não são tão ácidos quanto da vulva e canal vaginal (endocervical).
O levonogerstrel (nome comercial) que é um hormônio sintético encontrado na pílula do dia seguinte pode evitar em 80% dos casos as seguintes etapas: ovulação - fecundação - implantação (nidação), evidente que as chances dos dois últimos eventos biológicos ocorrerem são bem mais possíveis de ocorrer com o passar do tempo, por isso a indicação de se tomar após 24 horas após a relação sexual.
- lembrando que a progesterona e os estrogênios inibem a liberação do LH (hormônio luteinizante) e o FSH (hormônio folículo estimulante) pela Hipófise
# Importante!!! se o embrião já estiver implantado, não terá efeito nenhum.
by bolha
Nenhum comentário