Select Menu
» »Unlabelled » Trombose Venosa Profunda (TVP)
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

  Conhecida também por flebite ou tromboflebite profunda, essa doença é provocada por coágulos sanguíneos que se formam nas veias (vasos que levam o sangue do corpo ao coração) lembrando que o dr. fisiologista Cláudio Galeno (bolha) pensava que artérias levam sangue arterial (rico em O2) e veias traziam o sangue venoso (rico em CO2), descoberto pelo seu aluno Willian Harvey o fera!!! as artérias pulmonares levam sangue do ventrículo direito para os pulmões, onde ocorre a hematose (troca gasosa) nos alvéolos pulmonares com a colaboração de enzimas, principalmente a anidrase carbônica e hoje sabemos que o sangue não é produzido no fígado ou outros órgãos e na verdade o sangue é o mesmo, apenas transporta os gases, nutrientes, catabólitos, glicose, hormônios, eletrólitos (íons de elementos químicos como: Na, Cl, K, H, Zn e etc).
  É comum em pacientes que possuem algumas pré disposições como: tabagismo, varizes, pacientes com insuficiência cardíaca, obesidade, pacientes em tratamento com hormônios, histórico familiar, anticoncepcionais (pilulas de estrogênios), cirurgias de médio e grande porte podem eventualmente provocar a TVP e com grande risco de levar à uma embolia pulmonar os fragmentos dos coágulos acabam indo para as artérias pulmonares e causando problemas cardio-respiratórios as vezes irreversíveis - alguns médicos conseguem reverter o quadro agudo. É bom salientar que a idade avançada e algumas anormalidades de cunho genético no que tange o processo de coagulação tem elevada relevância certo sr. Helton Silva
  Os principais sintomas são: edema (inchaço), dor local sendo mais comum nos membros inferiores. O tratamento é a base de anti-coagulantes e trombolíticos, conforme os casos, alguns médicos indicam o uso do AAS (ácido acetilsalisílico) que interrompe a formação dos trombos sanguíneos e lembrando das aulas do prof. Bolha, o processo de coagulação é bastante complexo e serve como defesa para o organismo. 

é isso ae pessoal 
by bolha 
  

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha