Select Menu
» »Unlabelled » Leucemias!!
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

    Conhecida também por câncer de sangue ou da medula óssea. O principal alvo são as células de defesa os chamados leucócitos (cel. branca), sua principal característica é o acúmulo de células jovens os leucoblastos mutantes na medula óssea que é o órgão responsável pela produção das células do sangue - hemácias, leucócitos e plaquetas (megacariócitos) - e se situam principalmente no esterno e ossos da bacia. O aumento de leucócitos jovens promove uma alteração na produção das hemácias (eritrócitos), na produção dos vários tipos de leucócitos e ainda na produção das plaquetas, com a baixa quantidade de leucócitos o paciente adquire diversas infecções, pois o Sistema Imunitário está "debilitado", tendo que se iniciar imediatamente o tratamento e ainda o aparecimento de hemorragias diversas.
   Existem diversos tipos de Leucemia, vejamos algumas mais comuns: Leucemia Mielóide Crônica ou Aguda, Leucemia Promielócitica Crônica ou Aguda, Leucemia Linfóide Aguda, Mieloblástica, Mielomonocitica, Eritrocitica, Monocítica, Megacariocitica...

Tratamento - consiste no uso da chamada poliquimioterapia, transfusão sanguínea e ainda o transplante de medula óssea. A punção lombar ainda é indicada no caso de ocorrer o aparecimento de leucócitos jovens no liquido cerebroespinhal (liquor), pois existe risco de uma *Meningite leucêmica.

 legenda:
* Meningite: inflamação/infecção das meninges (dura-mater, aracnóide e pia-mater) e pode ser causada por fungos unicelulares, bactérias, vírus.

falou pessoal
by bolha


    

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha