Select Menu
» »Unlabelled » Sarcomas!!
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

São um grupo de tumores que atinge os ossos, as cartilagens e ainda as chamadas partes moles do corpo (musculos, Tecido Adiposo, Tecido Conjuntivo de preenchimento, vasos sanguíneos...). O termo é do grego Sarcoma e quer dizer crescimento carnoso. Existem diversos tipos, que varia de acordo com a região onde se iniciou a neoplasia. Vejamos alguns: Osteosarcoma (ósseo), Fibrosarcoma (músculos), Liposarcoma (gordura), Rabdomiosarcoma (músculos e tecidos fibrosos, comum em crianças), Leiomiosarcoma (músculo liso como por exemplo células fusiformes do útero), Hemangiosarcoma (vasos sanguíneos), Sarcoma Sinovial (nas articulações, tendões e ligamentos), *Sarcoma de Kaposi (vasos sanguíneos periféricos [pele]), Linfagiosarcoma (células dos linfonodos) entre outros.

O Diagnóstico pode ser feito através de alguns exames: Raio X (radiografia), Pet (positrons emission tomography, com contraste: fluorodeoxyglucosa), Tomografia Computadorizada, Biópsia etc.

O tratamento é a base de radioterapia e quimioterapia antes da cirurgia que é inevitável na maioria dos casos, indicado pelo Oncologista (cancerologista) ou por outros especialistas.

legenda:

* Sarcoma de Kaposi: é um câncer ligado a pessoas com AIDS ou outras doenças Imunosupressoras, mas não quer dizer que quem tem Aids vai desenvolver e quem tem este tipo de câncer não significa necessáriamente que tem AIDS.


by bolha.
abraço pessoal.

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha