Encefalomielite Viral Disseminada
Doença que se enquadra na categoria das patologias *desmielinizantes do SNC (Sistema Nervoso Central), de apenas uma fase, na maioria dos casos diagnosticados positivamente o agente causador é um vírus com tropismo ao Sistema Respiratório, raramente pode ser provocada por *vacinas, afeta principalmente crianças na pré-puberdade e segundo estudos acomete 8 (oito) em 1.000.000.
Os sintomas que podem aparecer de 7 a 14 dias são: febre, fadiga muscular, vômito, cefaleia (dor de cabeça), crises convulsivas, alterações nos níveis de consciência, ataxia e até coma. Todas estas possíveis manifestações clínicas decorrem devido a presença do vírus na substância branca (fibras nervosas) onde encontramos os prolongamentos dos neurônios os chamados axônios, lembrando das aulas do prof. bolha de Sistema Nervoso, certamente os vírus parasitam os Oligodentrócitos células gliliares (gliócitos) cuja função é a produção do estrato mielínico (bainha de mielina) no SNC e as células de Schwann no SNP (sistema nervoso periférico), já vi muitos professores e profissionais da saúde pensar que se tratam da mesma célula como um sinônimo.
O diagnóstico é feito por exames de imaginologia como RMN, CT, juntamente com a colheita do Licor (liquido cerebroespinhal), as vezes pode ser confundida com a Esclerose Múltipla.
O tratamento consiste em administração de corticóides via intravenosa, e após alguns dias via oral, pode se lançar mão ainda da plasmaferese (terapia imunoglobulina) que consiste na retirada do sangue, separa-se o plasma, realiza o tratamento e depois injeta novamente no paciente.
Obs.: esta patologia pode evoluir para um caso mais grave a chamada Encefalomielite Mioviral que provoca a paralisação de membros e estruturas musculares auxiliares na "respiração".
legenda: * desmelinizantes: que provoca a destruição do estrato mielínico. *vacinas: promove a imunização mediante a presença de capas proteicas virais, trechos de ácidos nucleicos, toxinas e etc.
abraço do Bolha
Nenhum comentário