Síndrome de Gillain Barré - SGB
Pertencente ao grupo das doenças auto-imunes, esta doença provoca a paralisia flácida generalizada, atingindo cerca de 1-4 por 100.000 hab. na faixa etária entre os 20 e 40 anos. No Brasil ainda não se tem dados epidemiológicos, cerca de 70% dos acometidos tem algumas infecções como a causada pela bactéria Campylobacter jejuni, seguida por Citomegalovírus (CMV), vírus Epstein-Barr (EBV) e alguns vírus de hepatites como A, B e C e com menor frequência temos o Influenza e o HIV e outros fatores de menor expressão temos cirurgias, imunizações e gravidez.
Grande parte dos portadores, apresentam sensações de parestesia nos membros inferiores mais precisamente nas partes distais e em seguida nos superiores. Dor neuropática lombar ou nas pernas podem ser observadas em boa parte dos casos. Fraqueza progressiva é um dos sintomas mais perceptíveis, ocorre ainda, fraqueza facial, tetraplegia completa e as vezes até necessitando de Ventilação Mecânica (VM), devido a paralisação dos músculos acessórios. Instabilidade autonômica pode ser um excelente achado para os médicos, provocando arritmias importantes durante 02 (duas) ou mais semanas.
Diagnóstico Clínico: reflexos miotáticos distais anormais, fraqueza em mais de um membro incluindo a muscular cranial e disfunções sensitivas.
Diagnóstico Laboratorial: análise do líquido cerebroespinhal (licor) elevação de proteína acompanhada de poucas células mononucleares (monócitos e linfócitos).
Obs.: doenças ligadas à SGB outrora confundidas por variantes: NASMA (Neuropatia axonal sensitivo-motora aguda) e NAMA (Neuropatia axonal motora aguda).
by bolha
Nenhum comentário