Tumores malignos (câncer)
Existem diversas neoplasias que são classificadas como câncer (CA), que desenvolvem no organismo devido a vários fatores externos como os raios UVA e UVB, tabaco, álcool, medicamentos, certos alimentos entre outros, que "acordam" os proto-oncogenes e estes se tornam oncogenes e iniciam mitoses desordenadamente, tornando essas novas células cancerígenas, alguns tipos de câncer promovem uma disseminação, a chamada metástase indo se alojar em outros órgãos utilizando a própria corrente sanguínea e ainda podem promover uma *angiogênese.
Para os tumores benignos, tem sua classificação histogenética, adicionando o sufixo "oma" ao tipo celular que constitui a neoplasia como Osteoma, Lipoma, Adenoma, Hepatoma entre outros. Já a nomenclatura dos tumores malignos segue a mesma regra usadas para os benignos, se tiverem origem no teicdo mesenquimal são chamados sarcomas (sarc= carnoso), uma neoplasia maligna de fibrócitos é denominado fibrossarcoma e uma composta de adipócitos (células gordurosas) é um lipossarcoma e assim por diante.
Cabe aos médicos patologistas, biomédicos e bioquímicos diferenciar um tumor maligno de um benigno através de exames histopatológicos.
legenda: *angiogênese: fabricação de tecidos que formam os vasos sanguíneos.
by bolha
Nenhum comentário