O Diabetes Mellitus tipo II é uma doença metabólica adquirida, a insidência é maior em adultos acima dos 40 anos e atualmente em crianças com dietas ricas em açúcares e gorduras com poucas atividades físicas (sedentárias). Os pacientes com DM tem baixa o quase nenhuma produção de insulina, realizadas pelas ilhotas pancreáticas (ilhotas de Langerhans). Devemos lembrar que uma das funções da insulina é o sequestro de glicose no sangue em um processo chamado glicogênese (formação do glicogênio e aramazenamento no fígado e músculos), ela ainda atua no crescimento celular (mitose) através do IGF, auxliando a Somatotrofina (HGH) que é o hormônio do crescimento humano.
Devemos resaltar que o pacientes diabéticos devem ter uma dieta regulada, praticamente isenta de sacarose e rica em vegetais, pois, o Diabetes pode provocar várias doenças como: o pé do diabético (amputação dos dedos e até do pé devido a necrose), Retinopatia Diabética (destruição e obstrução dos vasos sanguíneos da retina), problemas renais, cardíacos, neurológicos esses dois últimos devido à obstrução de artérias.
Obs.: assim que o organismo necessita de glicose ocorre um processo inverso à glicogênse, conhecido pela alcunha de glicogenólise.
legenda
-ilhotas pancreáticas: região com células especializadas na superficie do pâncreas, denominadas alfa, beta e delta, onde as beta produzem a insulina, as alfa glucagon e as delta a somatostatina.
-glicogênio: polissacarídeo energético formado por uma grande cadeia de glicose.
-necrose: apodrecimento do membro ou órgão devido à falta de gás oxigênio e glicose/frutose.
By Edmundo bolha
Nenhum comentário