Select Menu
» »Unlabelled » Estudando Zoologia dos Vertebrados !
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Os Peixes Agnatos (Agnatha)

São os peixes sem mandíbula, os vertebrados agnatos atuais representados pelas feiticeiras e lampreias - durante muito tempo foram classificados junto com os ostracodermos na Classe "Agnatha"´porque não possuem as características dos gnatostomados, as maxilas e dois conjuntos de nadadeiras pares. Esses peix(ducto renal). Tanto as feiticeiras como as lampreias tem fecundação externa. Os Agnatos atualmente são um grupo parafilético (grupos de taxons que possui um ancestral comum).
O registro fóssil dos tipos modernos de vertebrados agnatos é esparso. Lampreias são conhecidas do Carbonífero - Hardistiella de Montana e Mayomyzon de Illinois . Myxinikela, uma feiticeira inconteste e um segundo parente possível, Gilpichthys, tem sido encontrados nos mesmos depósitos, como também Mayomyzon.


Feiticeiras - Família Myxinoidea

Existem aproximadadente 40 espécies reconhecidas de feiticeiras, distribuídas em dois grandes Gêneros: Eptatretus e Myxine. Estes peixes podem chegar a 1 metro de comprimento, são alongados, não possui escamas e de coloração rósea e púrpura, são inteiramente marinhas, vivem em águas bem profundas e frias. são saprófitas, realizando a limpeza do fundo do mar, nutrindo de carcaças de outros animais, tal qual os urubus e abutres, percebendo o cheiro por um ótimo sistema olfativo.
Uma característica nesses espécimes é a presença de grandes glândulas de muco, que secretam muco e fibras protéicas. As feiticeiras não apresentam vértebras, sua anatomia/morfologia interna possui vários aspectos primitivos, os olhos são degenerados ou rudimentares. O seu aparelho bucal é extremamente eficiente formado por uma serrilha de queratina que entram e saem alternadamente da cavidade oral.


by bolha

suporte técnico científico: A Vida dos Vertebrados - 4ª ed. POUGH, F. Harvey and cols.

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

1 comentários

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha