Select Menu
» »Unlabelled » Os Anfíbios (Amphibia)
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Atualmente temos 03 (tres) linhagens de anfíbios são: Urodelos (salamandras), os Anuros (sapos, rãs e pererecas) e os Ápodas (cecílias), possuem formas corporais diversas, são identificadas como uma linhagem monofilética por terem vários caracteres derivados compartilhados.
A maioria dos anfíbios possui quatro pernas, embora temos algumas salamandras e todos representantes do grupo das Gymnophionas como as cecílias ou "cobras-cegas". Ao observarmos as características morfoanatômicas, percebemos várias diferenças; os anuros tem pernas traseiras bem mais desenvolvidas em relação as anteriores e inflexível, já nos urodelos temos as pernas de iguais tamanho, realizando um movimento de ondulação lateral; já as giminofionas verificamos semelhanças com as serpentes, apesar de não ter escamas, são sempre confundidas com "cobras".

Urodelos

As salamandras e tritões são os anfíbios com variadas formas corporais e de locomoção, elas podem ser aquáticas ou aquatícolas e com as quatro pernas funcionais, seus passos durante a movimentação é bem similar aos dos primeiros tetrápodes.
Os Urodela não possui costelas e, portanto não podem expandir a caixa torácica para fazer com que o ar seja empurrado para dentro dos pulmões, ao invés disso, realizam um bombamento bucal que força o ar da boca para os pulmões, através de seu aparelho hiobranquial robusto localizado no assoalho bucal.
Os machos de várias salamandras Plethodontidae defendem os seus territórios de uso múltipo que são utilizados para a nutrição e reprodução. Estudos sobre essas espécies de salamandras revelaram padrões comportamentais sociais bastante complexos para animais com crânio bem pequenos do tamanho da cabeça de um palito de fósforo e cérebro próximo ao tamanho da cabeça de um alfinete.

Autor Blog de Ciências do Professor Bolha

Esta é uma breve descrição no bloco de autor sobre o autor. Você edita-lo, no html
«
Proxima
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Nenhum comentário

Comentarios

Fiquem a vontade para fazer comentários e perguntas

Sugestão de Postagens

Talk Bolha